DSCN9623

Na última quinta-feira, 20 de agosto, Pinheirinho do Vale sediou a quarta edição do Intercâmbio Intermunicipal de Sementes, Mudas Crioulas e Plantas Bioativas, uma promoção realizada pelos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar e Administrações Municipais de Pinheirinho do Vale, Palmitinho, Vista Alegre e Taquaruçu do Sul.

O encontro tem como objetivo, proporcionar um resgate das sementes e mudas crioulas de forma a incentivar a produção para a subsistência bem como a diversidade de produção, além disso o intercâmbio possibilita aos agricultores um momento de troca de experiências, discussão e aprendizagem.

O intercâmbio foi realizado no Salão Paroquial de Pinheirinho do Vale ao longo do dia. Pela parte da manhã o Gerente Regional Adjunto do Escritório Regional de Frederico Westphalen Mario Antônio Coelho da Silva palestrou aos agricultores, sobre a importância de manter e resgatar a diversidade de sementes e plantas, visando a produção para o consumo das famílias.

DSCN9591

Após o almoço comunitário, os agricultores tiveram um momento de troca de experiências com agricultores de outras localidades, podendo ainda, verificar e analisar as variedades de sementes e plantas disponíveis no Intercâmbio. Ao término foi realizado a troca de sementes crioulas entre os agricultores e produtores participantes.

Segundo a Emater/RS-Ascar, o Intercâmbio contou com cerca 150 espécies e variedades de plantas e sementes, para as próximas edições se espera uma maior quantidade de espécies para tornar ainda mais variado o intercâmbio.

Na ocasião cerca de 400 pessoas compareceram a promoção, entre Agricultores, Prefeitos e Lideranças municipais, Servidores Públicos e comunidade em geral.