Conferência Ass 3

Na manhã da última sexta-feira, 31 de julho, foi realizado no Salão da 3ª Idade do Município de Pinheirinho do Vale, a IV Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026” e também o lema “Pacto Republicano: SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Com o objetivo de avaliar a situação atual da assistência social, um momento importante para se refletir sobre o processo de consolidação do SUAS – Sistema único de Assistência Social, sobre os direitos já garantidos bem como as melhorias que ainda precisam ser feitas.

 

Conferência Ass 1

A conferência contou com a presença do Prefeito Municipal Peri da Costa, do Vice-Prefeito João Nilson Fuhr, da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Josiane Argenta Bonafé, que destacaram a importância da conferência como instrumento de avaliação a fim de contribuir com a consolidação do SUAS. Também fizeram-se presentes Vereadores, Secretários Municipais, Servidores Públicos e público em geral.

Na ocasião a equipe da Secretaria de Assistência Social de Pinheirinho do Vale, apresentou ao público as ações e projetos que foram e que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social e pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, a fim de levar a conhecimento da comunidade as reais ações desenvolvidas, bem como a ampla abrangência dos serviços que atendem a todas as classes sociais.

Conferência Ass 2

Em seguida abordando a temática da Legislação, Isolete Bacca Assistente Social da Emater/RS-Ascar e representando o Conselho Estadual de Assistência Social, explanou as mudanças de ações que superam a visão do assistencialismo, enfatizando ainda os objetivos e importância, da realização das Conferências.

Ao término como parte integrante da conferência afim de possibilitar o debate em torno dos eixos norteadores e de seus três subtemas o público foi dividido em grupos. De posse dos três subtemas os grupos puderam avaliar e discutir em torno de cinco dimensões cada subtema e assim após a discussão foi realizado a escolha dos delegados sendo eles: Representando o governo Milton da Silveira e Liziane Peretto; Representando a sociedade civil Esmail Barro e Lucina Breitembach; Representando os usuários Edi I. Rech.

 A Conferência foi uma oportunidade das pessoas dizerem as evoluções necessárias dentro do SUAS, um momento de exercício da cidadania que possibilita discutir formas de melhorar as políticas sociais.