SAM 0534

Com inicio no dia 29 de Maio, a Escola M.E.F.I. Pe. Augusto Dalcin desenvolveu um projeto de educação ambiental com ênfase no lixo. A abertura do projeto ocorreu com a realização de uma palestra por meio da equipe do CIGRES do Município de Seberi – RS.

 Ffizeram-se presentes na ocasião, a Secretária de Educação Oclésia Marta Scherer, a Secretária do Meio Ambiente Lurdes Fuhr, a responsável pelo setor do Turismo Nilza Fonseca, bem como direção escolar, professores, alunos e demais integrantes do meio escolar.

Engajada na realização do projeto a comunidade escolar como um todo, demonstrou grande comprometimento e satisfação com as ações realizadas. A diretora Ivania Luza, ressaltou que ter consciência de que o lixo faz parte da sociedade e que, portanto deve-se produzir com cautela associado a práticas que visam minimizar os impactos ambientais, a fim de garantir uma maior preservação da natureza, é fundamental para todos, e por isso que a Educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante, mas sim deve ser inserido como algo cotidiano no convívio escolar e social dos alunos.

SAM 0699

Durante a realização do projeto, foram realizadas com todas as turmas integrantes da escola, diversas atividades de práticas educacionais, entre elas: artes com material reciclado, confecção de jogos, confecção e exposição de panfletos sobre a conscientização da coleta seletiva do lixo em locais estratégicos da cidade, passeios ecológicos, receitas de reaproveitamento de alimentos, plantio de árvores doadas pela Secretaria da Saúde bem como plantio de flores doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de atividades teóricas realizadas em aula.

A diretora destacou ainda, que ações educacionais como esta, são de suma importância para a formação consciente e cidadã de cada pessoa, pois preservar o Meio Ambiente é preservar a nossa própria morada, a final residimos neste ambiente, e nada melhor do que o meio escolar para contribuir com essa conscientização pois quanto mais cedo se inicia a educação melhor será o entendimento da real necessidade.