DSCN3175

No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial Contra as Hepatites Virais. As Hepatites são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, por causar uma inflamação muitas vezes grave no fígado podendo evoluir para cirrose e hepato carcinoma. As hepatites podem ser causadas por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.

DSCN3184

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia.

Pensando nisso a Secretaria Municipal de Saúde preocupada com a situação epidemiológica de nosso município convidou a Doutora Raquel Cristina Piaia, a Enfermeira Anelise Gazola Vargas e o Cirurgião Dentista Derli Antonio Giehl para a realização da palestra, a qual aconteceu no salão da terceira idade na data de ontem (30).

DSCN3239

Esta palestra teve como objetivo o esclarecimento de dúvidas da população bem como, orientações de cuidados preventivos em relação às hepatites virais bem como vacinações e testes rápidos para diagnóstico.

DSCN3257

Os profissionais expuseram sobre os tipos de Hepatites A, B, C,D e E, a diferença de cada uma, os meios de transmissão, os sintomas, o tratamento, a prevenção. Na oportunidade ainda os profissionais colocaram que o Centro Municipal de Saúde conta com o teste rápido para detectar a doença.

DSCN3267

Na ocasião foi realizado dois testes rápidos em dois voluntários, onde a comunidade pode acompanhar como o teste é feito. Para as demais pessoas que tem interesse em realizar o teste foram agendados, sendo que serão realizadas todas as segundas-feiras de manhã no Centro Municipal de Saúde para no máximo cinco pessoas.

Ao final a secretária municipal da saúde agradeceu aos profissionais e entregou uma lembrança.