21

A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio deste alertar as mulheres sobre o exame da mamografia e densitometria óssea. Ambos são exames realizados através do Sistema Único de Saúde – SUS, portando não existe custo para o paciente, porém existem algumas restrições.

...

Exame de mamografia: A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).

Geralmente o exame é realizado pelas mulheres acima de 35 anos, e/ou as que possuem casos de câncer na família, e/ou que perceberam algo de diferente/estranho.

Exame de densitometria óssea: é o método mais aprimorado para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo. O exame serve também para monitorização da perda óssea em diversas condições clínicas.

Esse exame é realizado pelos pacientes acima de 50 anos. Devem ter atenção redobrada os pacientes com maiores fatores de risco, sendo eles:

• Mulheres na pós-menopausa
  • Pacientes com doenças da tireoide
  • Pessoas com história familiar de fratura ou de osteoporose
  • Fumantes, sedentários, pacientes que fazem uso de álcool
  • Pacientes com doenças reumáticas, cálculo renal ou doença gastrointestinal, bem como aqueles em uso constante de corticosteroides

Para o município de Pinheirinho do Vale os exames são realizados em Frederico Westphalen em clínicas especializadas as quais os exames são confiáveis quanto aos resultados. A mamografia é um exame específico da mama e pode diagnosticar o problema em tempo de ser realizado o tratamento e deve ser feito anualmente pelas mulheres.

Para a realização dos exames é necessário consultar com o médico e solicitar a requisição dos mesmos, posteriormente passar no setor de agendamentos da secretaria municipal da saúde com a documentação necessária para o agendamento da data de realização.

Na última sexta-feira (09) foram descolados 35 pacientes, para realizar o exame de mamografia e densitometria óssea.