A Secretaria Municipal de Saúde adere a 1ª Campanha de Prevenção de Câncer de Boca e a Campanha de Tratamento Cirúrgico de Deformidades Faciais: Lábio Palatal e Alterações Dentofaciais em Adultos do Hospital Santo Antônio de Tenente Portela

A campanha acontece do dia 10 a 14 de fevereiro e tem como slogan “De olhos e boca bem abertos para o câncer de boca”.

...

Câncer de boca

O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.

Sintomas

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana.

Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Prevenção e Diagnóstico Precoce

Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano.

Serão proporcionadas modalidades cirúrgicas: cirurgia de lábio leporino, cirurgia da fenda palatina, disjunção cirúrgica de maxila para posterior distração/disjunção maxilar, cirurgias de avanço de maxila e recuo de mandíbula. Não serão realizadas cirurgias combinadas (maxilomandibulares) ou complexas.

PÚBLICO ALVO:

Campanha de Prevenção de Câncer de Boca: Qualquer idade que apresente lesões ou tumorações em boca ou face. Adultos com mais de 40anos tabagistas com maior risco.

Campanha de Tratamento Cirúrgico de Deformidades Faciais: Lábio Palatal e Alterações Dentofaciais em Adultos: Adultos (Acima de 16 anos) com fenda palatina e lábio leporino ou deformidades dentofaciais que não foram operados.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita que os indivíduos adultos portadores de fenda palatina ou lábio leporino ou com deformidades dentofaciais (ósseas maxilo mandibulares) se desloquem até o posto de saúde para que seja agendada uma consulta de avaliação.