7:45 às 11:45 e 13:00 às 17:00    
 (55) 3792 1102/1060


parceria uri

No último dia 22 quarta feira foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito com uma equipe da Universidade Regional Integrada (URI) Campos de Frederico Westphalen. O objetivo da reunião foi o andamento do Programa de assessoria Técnica para agricultura que será realizada pela universidade na Secretaria Municipal da agricultura do município.

Estiveram presentes Prefeito Elton Tatto, Cleber Oliveira Bacharel em desenvolvimento rural, Gelson Pelegrini Engenheiro Agrônomo e professor de Ciências Agrárias da URI, Evair Benedetti Assessor Jurídico da prefeitura, Leandro Herzen Veterinário do Sim municipal, Enio Vanderlei da Silva Secretário Municipal da Agricultura, Gilberto Stein presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheirinho do Vale e o Engenheiro Agrônomo da EMATER Esmael Barro.

Propor formas de impulsionar o crescimento local, prestando assistência e apoio a produtores rurais, alavancando o progresso na agricultura, levando em consideração a preocupação com o meio ambiente, é um dos principais objetivos da Administração Municipal. A base do desenvolvimento é a agricultura, pois, representa 85% da arrecadação, é a maior empregadora do município. Com esse dados se faz necessário um estudo aprofundado para viabilizar formas de aumentar a cadeia produtiva a curto ,médio e longo prazo.

Para isso medidas estão sendo feitas uma delas foi contratar assessoria para um estudo técnico especializado junto a Secretaria Municipal da agricultura através da URI, aproveitando o conhecimento da universidade na viabilização de um projeto de desenvolvimento econômico sustentável com a participação de todo o sistema produtivo.

Para o professor Gelson Pelegrini, o passo inicial é fazer um diagnóstico com precisão do sistema da cadeia produtiva do município, desencadeando ferramentas metodológicas, desenvolvendo a teoria e a prática, no processo produtivo, construir um plano, analisando o que já está sendo feito e projetando metas para o aumento da produção. “O objetivo é a eficiência no trabalho com planejamento a partir do estudo da demanda, projetar ações para o desenvolvimento do processo num todo.

Para o prefeito Elton Tatto a expectativa é grande, pois Pinheirinho do Vale tem um grande potencial de produção, agregando valores com a abertura de agroindústrias locais e regionais. “Queremos construir um projeto partindo da nossa realidade, a missão não é fácil, mas temos que planejar o desenvolvimento continuo do município não só agora mas para o futuro, esse é o nosso primeiro passo. “ O que me tira o sono, é a preocupação com a agricultura, é ela que vai nos auto sustentar, não podemos só depender de receitas estaduais e federais, temos que aumentar a nossa receita, se as famílias estiverem produzindo bem com boa estrutura econômica, automaticamente vai crescer o comércio e a indústria desenvolvendo o município num todo”.

As visitas do Técnico Cleber Oliveira responsável direto pelo trabalho no município já começam na próxima semana, sendo que nesse primeiro momento será realizado um diagnóstico preciso da situação atual da agricultura do município.