7:45 às 11:45 e 13:00 às 17:00    
 (55) 3792 1102/1060


palestra seguranca

Na última sexta feira dia 17 aconteceu uma reunião nas dependências da Câmara de Vereadores com o tema segurança, visto ser uma das preocupações da Administração Municipal, com objetivo da aquisição de equipamentos para a Brigada Militar.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal Elton Tatto, Vice-Prefeito Jair Antunes de Lima, representantes da Brigada Militar, Vereadores, Secretários, representantes do Sicredi, Banrisul, Lotérica, Correio e comunidade em geral.
No inicio da reunião o Comandante Vanderlei Duarte fez uma explanação sobre a atual situação da Brigada Militar com falta de efetivos, sendo que essa é uma realidade de todo o estado, também se tem falta de equipamentos de segurança, como armamentos mais pesados.

O processo de queda no efetivo policial ocorre desde os anos 80. Hoje, nós temos em média 18.000 policiais em todo o Estado. Nos anos 90, eram 25.000 homens. O número ideal para dar conta de toda a demanda seria cerca de 35.000. Nos últimos meses, as aposentadorias aumentaram muito sem que houvesse a devida reposição, pois os concursos estavam paralisados. Isso aconteceu especialmente na Polícia Militar, que é responsável pelo policiamento ostensivo.

A segurança pública é uma preocupação nossa, enfatizou o prefeito Elton Tatto, ressaltou também que estão sendo agilizadas transferência de efetivos já foram encaminhadas documentação, mas que ainda o estado não viabilizou a transferência. Sabemos que a segurança pública e obrigação do estado, mas o município tem sua parcela de colaboração, e estamos fazendo a nossa parte contribuindo até mesmo com seguranças particulares, e o município será parceiro em todas as ações que viabilizem a segurança do nosso município, faremos de tudo para viabilizar mais policiais, e equipamentos necessários para que não feche a corporação aqui no nosso município, temos essa responsabilidade com a comunidade Pinheirinhense. Finalizou

Foi criada uma comissão entre os presentes, para viabilizarem a colaboração da comunidade junto com o poder público e algumas entidades do município para a aquisição de equipamentos que acontecerá nos próximos dias.