A Administração Municipal Secretaria da Agricultura em parceria com EMATER, APROSUI e sindicato dos Trabalhadores Rurais realizaram na noite de sexta feira 24 de fevereiro nas dependências do Salão da Terceira Idade o Primeiro Encontro de Mobilização dos Suinocultores do Município de Pinheirinho do Vale. Com o objetivo de movimentar e engajar todos os elos da cadeia produtiva, pois, sabemos que a suinocultura brasileira vem sendo marcada por altos e baixos nos últimos anos, mas é fato que tem conquistado seu espaço no cenário mundial e nacional, e Pinheirinho do Vale faz parte deste contexto.

Estiveram presentes no evento prefeito Elton Tatto, vice-prefeito Jair Antunes de Lima, vereadores, Secretários Municipais, presidente do STR, APROSUI, representantes da EMATER , Secretário da Agricultura Elizandro da Silva com uma comitiva do município de Palmitinho, representantes da COTRIJUI, JBS, produtores de suíno do município, Assistente Técnico Regional de produção animal da EMATER Valdir Sangaletti que mediou as palestras com Cleber Cerutti, Presidente da Câmara Técnica Regional da Suinocultura do alto Uruguai com o tema Organização dos produtores e Valdecir Folador- Presidente da associação dos criadores de suínos do Rs com o tema: Situação e perspectiva da Suinocultura.

Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor mundial de carne suína, o Rio grande do Sul é responsável pela geração de mais 14,3 mil empregos diretos, e 164,534 empregos indiretos, envolvendo mais de 50 mil produtores.

Pinheirinho do Vale, 71% da produção primária provém da Suinocultura, são 49 propriedades com terminação, 22 propriedades com UPL e 03 propriedades com crechario, com esse cenário temos um plantel de 9000 matrizes produzindo 270.000 leitões/ano e 106.730 suínos na terminação/ano. O município está na 16ª posição entre 100 maiores produtores de Suínos do Rio Grande do Sul.

Para o prefeito Elton Tatto a suinocultura representa grande importância social e econômica para o município, baseada na mão de obra familiar gera em torno de 500 empregos diretos e indiretos, o cenário da suinocultura está melhorando cada vez mais e a nossa expectativa para 2017 é das melhores, com esse evento queremos fortalecer o diálogo discutindo e debatendo iniciativas, oferecendo o apoio incondicional da Administração para fortalecer cada vez mais o segmento. Finalizou.

Para o Secretário da Agricultura Enio Vanderlei da Silva o evento foi um sucesso, contou com a participação de 95 % dos produtores de suíno do município, um agradecimento especial aos parceiros e a todos os envolvidos na organização do Evento.