Ao nível da atenção preventiva a Secretaria Municipal de Saúde preocupada com a conservação dos imunobiológicos percebeu a necessidade de uma câmara específica para conservação de vacinas. Devido a sua composição a maioria das vacinas requer temperaturas de armazenamento entre +2°C a +8°C para manter a qualidade e eficácia do produto.Um corte de energia por um período prolongado, em um dia de calor, pode comprometer a qualidade dos imunobiológicos mais termossensíveis.

Desta forma a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu uma Câmara para Conservação de Imunobiológicos, Termolábeis e Hemoderivados. A câmara possui homogeneizador de temperatura, isolamento térmico, painel de comando, indicação visual, alarmes, registrador de temperatura, sistema de segurança e sistema de emergência para a falta de energia elétrica, sendo que mantem todas as suas funções por até 30 horas sem eletricidade.

A câmara para conservação foi adquirida com os recursos da assistência a saúde da população (QUALIFAR-SUS) e (TFVS).