Agentes Comunitárias de Saúde participam de Curso de Qualificação Profissional em Saúde da Pessoa Idosa

A equipe da Secretaria Municipal da Saúde, Assistente Social Adriana Dal Canton, Psicóloga Larissa Bonafé, Enfermeira Graziela Pasquali, estão participando do Curso de Qualificação Profissional em Saúde da Pessoa Idosa, que foi disponibilizado através da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, e está sendo desenvolvido pelo SESC/SENAI.

Além dos encontros presenciais que acontecem quinzenalmente, o curso propõe a elaboração de um projeto de prática assistencial. Desta forma a equipe propôs a capacitação das agentes comunitárias de saúde.

O projeto tem como tema: Capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde com Ênfase na Saúde da Pessoa Idosa.

Estão sendo realizados os encontros, sendo no total cinco, com diversos profissionais da saúde, nos encontros serão abordados os seguintes assuntos:

• Primeiro Encontro: Apresentação da Proposta de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa.

• Segundo Encontro: Orientações em Relação a Pessoa Idosa. Ações de Prevenção sobre Quedas.

• Terceiro Encontro: O Papel da Agente Comunitária de Saúde, exposição sobre como agir e intervir junto a Pessoa Idosa e Discussão de Casos.

• Quarto Encontro: Palestra sobre os cuidados com a saúde bucal da pessoa idosa, orientações sobre a caderneta da pessoa idosa e dinâmica de grupo.

• Quinto Encontro: Palestra e demonstração de Atividades Físicas possíveis de serem realizadas pela a Pessoa Idosa. Orientações sobre o uso e manuseio da medicação.

As ACS receberam uma certificação como participante, além de se aperfeiçoar e levar para as pessoas os conhecimentos adquiridos no decorrer da capacitação. Podendo assim melhor atender, orientar e compreender as pessoas idosas.

A equipe gostaria de agradecer os demais profissionais que dispuseram de seu tempo para estarem capacitando as ACS.