Profissionais da Educação participam de Formação Continuada

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais da área da Educação Infantil e levá-los a uma ação reflexiva sobre a avaliação em sala de aula, a Secretaria de Educação de Pinheirinho do Vale concluiu no dia 02 de setembro mais uma etapa do curso de Formação Continuada, realizada pela Professora Elenice. Ao todo serão 40 horas de capacitação, as quais acontecem em encontros mensais. Participaram da formação cerca de 60 profissionais da educação infantil.

Pensar a avaliação na Educação Infantil é ir além do objetivo observacional, ou seja, a finalidade pedagógica avaliativa oferece para o educador de crianças pequenas, rever os objetivos e planejar atividades adequadas, dando assim um real ponto de partida para esta observação. Torna-se necessário ao educador construir conhecimentos e refletir sobre o processo avaliativo formal na Educação Infantil.

De acordo com a secretária de Educação Sonia dos Santos, a avaliação na educação infantil consiste no acompanhamento do desenvolvimento das crianças e por isso, precisa ser conduzida de modo a fortalecer a prática docente no sentido de entender que avaliar a aprendizagem e o desenvolvimento implica sintonia com o planejamento e o processo de ensino. Por isso, a forma, os métodos de avaliar e os instrumentos assumem um papel de extrema importância, tendo em vista que contribuem para a reflexão necessária por parte dos profissionais acerca do processo de ensino.

Segundo a diretora da EMEI – Tio Jaime Rosane Basso a avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e ampliação de seus conhecimentos. Nesse sentido, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. Muito mais do que isso, a avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no fazer educativo.

Segundo as professoras presentes no curso, essas ações são uma necessidade inerente a profissão de educador e devem fazer parte de um processo de permanente desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. A formação não ocorre pelo acúmulo de recursos, palestras e técnicas, mas através de um trabalho de reflexão crítica sobre as práticas e construção contínua de uma identidade pessoal e profissional.Professora Elenice ministrando o curso aos Professores