Município Investe no Controle ao Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde conta há onze meses com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo que tem como objetivo ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido.

Através da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, foram capacitadas as profissionais Psicóloga Larissa Bonafé, Assistente Social Adriana Dal Canton e Médica Raquel Cristina Piaia. Desde então o grupos vem sendo formados e trabalhados pela equipe. No momento iniciou o quarto grupo que é realizado nas quintas – feiras pela parte da tarde e conta com 12 participantes.

Desde o início do programa houve grande procura, até o momento 51 pessoas participaram, dentre essas 20 pessoas pararam de fumar. Salienta-se que o primeiro grupo obteve uma maior procura, e várias pessoas vieram procurar por curiosidade ou ainda por insistência dos familiares. Segundo a psicóloga Larissa boa parte do fracasso na tentativa de parar de fumar está na baixa motivação e empenho dos participantes, muitos participam do programa pelos familiares e não por si mesmo.

O Programa é dividido em: Consulta clínica; quatro sessões semanais; duas sessões quinzenais e algumas sessões mensais. O Programa conta ainda com o auxilio de medicação. Segundo a Assistente Social Adriana Dal Canton, o auxilio da medicação é um suporte para os momentos mais críticos. A força de vontade e a determinação das pessoas são fundamentais neste processo, pois só assim conseguirão atingir o seu objetivo que é parar de fumar.