img 1744

Pinheirinho do Vale sediou ontem, 27, a etapa regional do IX Festival Nossa Arte, promovido pelo 2º Conselho Regional das APAEs -RS.

A programação festiva iniciou com uma carreata na cidade, convidando para a abertura do evento, que contou com a participação do grupo de dança Primeiros Passos e do cantor Genilton Staub.

O evento visa à inclusão e à integração das pessoas com necessidade intelectual e física na sociedade por meio da arte. As APAEs de Frederico Westphalen, Iraí , Palmitinho, Alpestre, Jaboticaba, Boa Vista das Missões, Seberi, Erval Seco, Cerro Grande e de Pinheirinho do Vale apresentaram suas produções artísticas no salão paroquial, para avaliação de quatro profissionais.

Apresentações e exposições artísticas como forma de desenvolvimento são organizadas para estimular a aprendizagem, oportunizando atividades de lazer, terapia e expressão pessoal.

img 1758

As modalidades avaliadas pelos jurados incluíram dança folclórica, música, artesanato, arte cênica, literária e visual. Os alunos classificados em primeiro lugar em cada categoria irão disputar a fase estadual.

Conforme a diretora da APAE de Pinheirinho do Vale, Neusa Lazarotto, além de despertar o gosto pelos gêneros e atividades artísticas com fins educacionais e formativos, o Festival Nossa Arte incentiva o intercâmbio social. “Parabéns a todos os professores, direção das escolas e profissionais que muito se empenharam para que os alunos apresentassem tais modalidades com muita sabedoria. Para a nossa APAE foi muito importante a realização desse evento, pois podemos mostrar um pouco do trabalho que realizamos em nossa escola especial”, destacou.