feira 20

A Campeã do Concurso Leiteiro foi resultado do trabalho de melhoramento genético e do aprimoramento das técnicas de produção. Com 50,370 kg de leite, produzidos em 24 h., a vaca de número 83 conquistou a roseta de Grande Campeã e para o produtor Marco Philippsen troféu e o cheque de R$ 1.500,00.

De acordo com o produtor, o resultado é a resposta de muita dedicação e cuidado com a propriedade e com os animais. “Eu me sinto recompensado pelos esforços que eu e minha família nos dispusemos a fazer”, destacou Philippsen.

Os dois dias de exposição, 6 e 7 de junho, no VII Evento dos Produtores de Leite, VII Mostra da Terneira, III Concurso Leiteiro e I Mostra da Suinocultura, envolvendo visitação, palestras, concurso da terneira e o concurso leiteiro contemplaram o objetivo da feira, que era proporcionar a troca de experiências, informações e contato com as novidades para o setor, além de oportunizar uma vitrine do que é produzido no município, na bovinocultura de leite e na suinocultura.

feira 21

A raça jersey esteve representada por 11 animais que desfilaram na manhã da última quarta, 06, para avaliação do Aspirante ao Colégio Brasileiro de Jurados de Pista Gustavo Groff, de Senador Salgado Filho. A melhor terneira da raça veio da propriedade de Airton da Rosa e a Reservada de Campeã da propriedade de Ivo Weber.

O desfile das 18 terneiras da raça holandesa atribuiu o título de Campeã da raça, para a terneira criada na Linha Zachi, na propriedade de Jacinto Fritzen e a Reservada de Campeã, da propriedade de Claudio Schauren, na Linha Bonita.

O Médico Veterinário da APROLEITE do Vale, e integrante da Comissão Organizadora, Rafael Steinke avaliou como muito positivo o evento. “A participação dos produtores superou as expectativas e foi um fator elogiado pelo jurado do concurso. Nos surpreendeu o concurso leiteiro, prova de que a criação da terneira é fundamental, a vaca que ganhou o concurso foi criada aqui, hoje a gente pode ver que é possível termos aqui, no município, animais deste porte”, salientou.

A atividade leiteira vem ganhando representatividade em termos de geração de renda para os produtores. Em Pinheirinho do Vale o setor primário se destaca pela bovinocultura de leite, representando 6,61 % da produção total e na suinocultura que representa 69,89% da produção primária total do município, segundo dados do setor de ICMS.

A feira encerrou com um jantar no CTG Repontando Gado, com destaque ao arroz carreteiro, prato principal, ao som da música campeira do Paiano e Luis Carlos, para confraternização e comemoração dos resultados.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Administração Municipal, Associação dos Produtores de Leite de Pinheirinho do Vale (APROLEITE do Vale) e Associação dos Produtores de Suíno de Pinheirinho do Vale (APROSUI).

feira 22  *Parte da Comissão Organizadora e equipe que trabalhou na realização do evento