IMG 8484

Diagnóstico da situação nutricional e da alimentação escolar ofertada em Pinheirinho do Vale, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), foi realizado pela Nutricionista Francielle Rodrigues da Fonseca Rech.

A avaliação envolveu 260 alunos, considerando para a condição nutricional (idade e o Índice de Massa Corporal – IMC). E para verificar a adesão à merenda escolar (o consumo semanal) e aceitabilidade dos alimentos e preparações.

Como resultado identificou-se que 66,5% estão com peso saudável, 4,2% em baixo peso, 16,2% com sobrepeso e 13,1% com obesidade, apresentando uma prevalência de excesso de peso de 29,3%. Observa-se que o excesso de peso (sobrepeso e obesidade) é mais prevalente entre as meninas, entretanto, o gênero feminino se destaca em relação ao sobrepeso, com 22,2% entre as meninas e 10,4% entre os meninos, enquanto que, verificou-se que a obesidade é mais expressiva no gênero masculino.

No Brasil, existem vários outros estudos investigando o estado nutricional nas escolas, com resultados similares a este, mostrando a ocorrência de mudanças nos padrões de alimentação da população e o aumento do excesso de peso, o que aponta para um problema de saúde pública.

Conforme a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Sonia dos Santos, oferecer merenda de boa qualidade para melhorar as condições nutricionais, de aprendizagem e instigar bons hábitos alimentares, é um dos compromissos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). “Este estudo é importante porque nos permite acompanhar de forma mais precisa, como isso está ocorrendo e se está ocorrendo”, afirmou Sonia.

Outro fator verificado foi a adesão a merenda escolar, sendo que 55,8% dos escolares afirmaram consumir todos os dias a alimentação oferecida.

Os alunos do turno matutino consomem mais dias por semana o lanche (66,9%) do que os do turno vespertino (33,1%), %) e, ainda, 64,8% dos alunos de séries iniciais afirmam consumir o lanche todos os dias, enquanto que, apenas 35,2% dos alunos das séries finais consomem na mesma proporção.

Outro aspecto avaliado foi o hábito de realizar o café da manhã, sendo que 245 (95,8%) dos alunos que estudam de manhã responderam que fazem a refeição, e 88,2% a fazem na escola, o que comprova a excelente aceitação ao café da manhã, oferecido nas escolas, há cinco anos.

A nutricionista destacou a importância da alimentação nesta idade para a construção de hábitos alimentares saudáveis e que irão refletir na saúde, na vida adulta. “Existe a necessidade de pesquisas adicionais para o aprofundamento de fatores que interferem no excesso de peso e a inserção de estratégias para a educação nutricional deste público”, destacou Francielle.

Os resultados dessa pesquisa foram apresentados cientificamente, pela nutricionista, como trabalho de conclusão da especialização em Alimentação e Nutrição com ênfase em atendimento nutricional, na Universidade de Passo Fundo.