Serrar Lenha

A 7ª Edição dos Jogos Rurais de Pinheirinho do Vale foi um sucesso, segundo os promotores do evento: Emater/RS-ASCAR , Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Comunidades Rurais.

Os Jogos rurais são uma competição esportiva e recreativa que envolve as comunidades rurais de Pinheirinho do Vale, e acontece anualmente.

Este ano, 330 atletas de 13 comunidades rurais formaram cinco equipes que participaram dos jogos sediados pela comunidade da Linha Planalto. O Evento contou com um publico aproximado de 1500 pessoas que acompanharam as 17 modalidades disputadas.

Após a apuração dos pontos se consagrou campeã a comunidade da Linha União com 92 pontos recebendo troféu, o prêmio de R$ 1.500,00 e o direito de sediar a próxima edição dos jogos.

O segundo lugar ficou com a anfitriã, Linha Planalto, que somou 90 pontos, e recebeu o troféu e o prêmio de R$1.000,00, e, o terceiro lugar, foi conquistado pela Linha Peixe Assado, com 74 pontos, recebendo a premiação de R$ 500,00 e troféu.

Cabo de_Guerra

Os atletas vencedores de cada modalidade disputada ganharam medalhas de ouro, prata e bronze.

Conforme a extensionista da Emater/RS-Ascar, Josiane Argenta, os objetivos dos jogos rurais deste ano foram atingidos. “Foi visível a motivação e mobilização de várias comunidades, que se organizaram e treinaram as várias modalidades diariamente, ou nos finais de semana, promovendo uma maior integração entre as pessoas das comunidades rurais”, destacou.

De acordo com o Prefeito Peri da Costa eventos como este são possíveis quando existe o envolvimento da comunidade. “Com o engajamento da administração, através dos secretários e funcionários, juntamente com a Emater, Câmara de Vereadores, e representante das 5 equipes representando as 13 comunidades foi possível realizar essa integração”, afirmou.

Os jogos Rurais são uma metodologia utilizada pela extensão rural e parceiros, que contribuem na melhoria da autoestima, estimula a participação de público independente de gênero ou da idade, oportuniza o lazer para toda a família rural, resgata a cultura local e os hábitos esportivos do meio rural, estimula o convívio em grupo, resgata a cidadania e promove a inclusão social e a integração entre os participantes, além de melhorar a integração entre as pessoas de diferentes localidades.

*Texto e fotos: Sandra Andrea Witeck