canto dos_bravos_8

História, cultura e tradicionalismo foram exaltados no Canto dos Bravos, que aconteceu no últimos sábado, 17 de março, junto ao jazigo do Tenente Mário Portela Fagundes, às margens do Rio Pardo, em Pinheirinho do Vale.

Na abertura, que contou com a participação de autoridades regionais, - dentre elas o prefeito do município de Tenente Portela Clairton Carboni -, o saudosismo e valor de cultivar a tradição foram lembrados pelo vice-prefeito João Nilson Führ. Coube ao prefeito de Pinheirinho do Vale, Peri da Costa, dar as boas vindas aos pinheirinhenses presentes e aos visitantes, destacando a importância do evento.

A quarta edição do Canto dos Bravos encerrou as comemorações do 20º aniversário do município em alto nível, com a presença dos artistas Xirú Missioneiro, João Chagas Leite, Valdomiro Maicá, Ari Fonseca, Puro Sangue, Gaiteiro da Palmeira, Gaitaço Nativo e dos talentos da região Miguel Marques e Valdori de Cristo.

canto dos_bravos13

Atraído pela história e cultura que fazem parte do evento, o itapiranguense, Gilmar Imich, 35 anos, veio com família prestigiar. “Gostei do Canto dos Bravos, estou desde manhã aqui, e no próximo ano quero vir para acampar”, destacou.

O evento tradicionalista, promovido pela Secretaria Municipal do Desporto, Turismo e Trânsito, com o apoio da prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e do CTG Repontando o Gado, homenageia Tenente Mário Portela Fagundes que morreu, com seus companheiros, em Pinheirinho do Vale, em uma das batalhas mais sangrentas entre a Coluna Prestes e Legalistas, ocorrida em janeiro de 1925.

Conforme o Secretário Municipal do Desporto, Turismo e Trânsito, Sérgio Luiz dos Santos, a quarta edição do Canto dos Bravos superou as expectativas. “o Canto dos Bravos foi pensado para divulgar o potencial turístico de Pinheirinho do Vale e resgatar o marco histórico da Coluna Prestes. Estamos alcançando esse objetivo e mais que isso, conquistamos a simpatia do público que participa fielmente todos os anos e dos artistas que estão engajados com os propósitos do evento”, afirmou.

*Confira as foto da 4ª edição do Canto dos Bravos no Banco de Imagem.