dia de_campo105Manejo e a adubação de pastagens, ordenha e qualidade do leite, paisagismo e jardinagem foram apresentados no Dia de Campo que aconteceu na tarde da última sexta, 17, na propriedade de Valdir Lermen, na Linha Zachi, em Pinheirinho do Vale.

Aproximadamente 250 produtores dos municípios de Pinheirinho do Vale, Vista Alegre e Palmitinho visitaram as três estações.

Na primeira, os técnicos demonstraram o potencial produtivo de diversas variedades de pastagens. Os agricultores puderam visualizar e diferenciar o manejo de adubação proposto. Aspectos como entrada e saída dos animais, dimensionamento, água e sombra dos piquetes, roçadas e planejamento forrageiro também foram apresentados.

A Instrução Normativa 51, o Pré-Dipping e Pós-Dipping, a limpeza e higienização dos equipamentos, o controle da mastite e cuidado com a glândula mamária foram os assuntos tratados na segunda parada.

dia de_campo13

Na última estação, paisagismo e jardinagem foram abordados os aspectos referentes à segurança alimentar.

Segundo o agricultor da Linha Lajeado União, Artidore Rodrigues, 57 anos, as tardes de campo são fundamentais para quem trabalha na agricultura. “Essa é uma iniciativa muito boa. Vale a pena participar porque o mínimo que se aprender é importante pra nós, por mais que sejam pequenas as mudanças na nossa propriedade, já vai valer a pena”, afirmou.

O prefeito Prei da Costa acompanhou as atividades e destacou a importância da participação dos agricultores. “Essa é uma das formas de aprendermos a melhorar as nossas propriedades rurais, ampliando os lucros e oferecendo mais qualidades nos produtos” destacou.

O Dia de Campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar com apoio da Associação dos Produtores de Leite de Pinheirinho do Vale (Aproleite do Vale) Administração Municipal, por meio das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, Desporto, Turismo e Desenvolvimento e Câmara Municipal de Vereadores.

De acordo com a Extensionista de Bem-estar Social da Emater/RS-Ascar do município, Josiane Argenta, esta atividade integra o Programa Territórios da Cidadania, executado pela Emater/RS-Ascar, instituição selecionada através de editais de chamadas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) lançados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. “O dia de campo possibilita aos agricultores conhecerem na prática os conceitos que estamos passando por meios das ações do Programa Territórios da Cidadania”, salientou.

O Território busca gerar desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, com participação social e integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios.