Banner

O município de Pinheirinho do Vale aderiu através da Coopervale o Programa Sementes Banrisul, que conta com a participação da Ascar-Emater, Banrisul, Secretaria Municipal da Agricultura, Coopervale, Secretaria Municipal da Saúde de Pinheirinho do Vale, Grupos de mulheres das comunidades envolvidas (Linha União, Linha Casaroli, Linha São Judas, Linha Rosa) e outros que no decorrer do projeto podem se inserir.

O projeto “QUALIDADE DE VIDA E LONGEVIDADE,” será desenvolvido com o objetivo de desenvolver a prática de uma alimentação saudável, buscando diminuir doenças relacionadas a má alimentação. Estimular a produção de alimentos para o autoconsumo, ampliando a diversidade, quantidade e qualidade dos alimentos produzidos nas hortas domésticas, além de promover e resgatar formas de cultivo que venham ao encontro da sustentabilidade e do manejo integrado, sensibilizando para a importância de um alimento limpo e de qualidade. O programa visa ainda incentivar a organização e embelezamento das propriedades rurais, contribuindo com as questões de qualidade de vida, autoestima e permanência das famílias no meio rural.

A distribuição de sementes será uma das metas do programa, com objetivo de construção e melhoria das hortas, para que estas famílias possam ter uma alimentação de qualidade e quantidade ideal de forma saudável. Para tanto, haverá oficinas para ensinar a construir as hortas e também oficinas de receitas, acompanhamento com nutricionista e profissionais de educação física, para melhorar a qualidade de vida. Temos como resultado esperado, uma melhoria da qualidade da alimentação das famílias assistidas, a diminuição das doenças relacionadas à má alimentação e aos maus hábitos, bem como a venda do excedente, gerando renda para as famílias.