lanche alunos

A oferta de refeições saudáveis nas escolas é um dos objetivos da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), que visa melhoria nas condições nutricionais e de aprendizagem, além de instigar bons hábitos alimentares. Nesse sentido, a nutricionista Francielle Rodrigues da Fonseca Rech realizou a avaliação nutricional de 260 alunos de Pinheirinho do Vale.

Conforme a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Sonia dos Santos, a educação é um pilar fundamental para o sucesso do nosso educando. “Por isso é uma preocupação da SMEC aliar qualidade de ensino com uma boa alimentação escolar, que é oferecida nas nossas escolas municipais, por uma competente equipe de trabalho, orientados pela nutricionista municipal”, afirmou.

Para avaliação foi verificado peso, idade e altura dos alunos de três escolas municipais. Destas crianças avaliadas 66,5% estavam com seu peso saudável, 4,2% em baixo peso e 29,3% com excesso de peso (sendo 16,2% com sobrepeso e 13,1% com obesidade).

Considerando que a SMEC oferece o café da manhã, foi investigado se os alunos realizam esta refeição. Das 260 crianças entrevistadas, 245 (94,2%) fazem o café da manhã.

Além disso, foi verificado a adesão à merenda escolar que chega a 98.5%, deste apenas 55,8% consomem o lanche todos os dias na semana. A pesquisa também avaliou aceitabilidade de algumas preparações ofertadas nas escolas para verificar o quanto as crianças estão gostando da merenda.

De acordo com a nutricionista Francielle, com essa pesquisa foi realizado um diagnóstico inicial da saúde e da alimentação escolar deste município. “É o conhecimento e a compreensão destes aspectos que permitem a criação de novas ações e intervenções com a população escolar para atingirmos uma alimentação saudável”, destacou.