PUFV

Com o objetivo de mostrar para a comunidade escolar as práticas realizadas em sala de aula construindo e vivenciando atitudes e valores de cooperação e cidadania, as escolas da Rede Municipal e Estadual do município de Pinheirinho do Vale/RS, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o SICREDI, realizaram a 1ª Mostra Pedagógica dos Projetos do Programa de Educação Cooperativa “A União Faz a Vida”.

As mostras aconteceram nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2019. Estiveram presentes o Prefeito Municipal Elton Tatto, Vice-prefeito Jair Antunes de Lima, Secretária Municipal de Educação e Cultura Rosangela Staub, Gerente da Agência Local do SICREDI Fábio da Silva, Assistente de Negócios Elisa Aires Markoski, Coordenadora Administrativa Financeira Tatiane de Morais Silva, Coordenadora Local do Programa Marines da Silva e equipe da Secretaria de Educação.

Foram desenvolvidos 23 projetos, nas 8 instituições, que fazem parte do programa. Participaram em torno de 325 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e 260 alunos da Educação Infantil, que estiveram envolvidos desde maio até novembro com expedições investigativas, atividades desenvolvidas em sala de aula, passeios e palestras. Os projetos desenvolvidos foram os seguintes:

E. M. E. F. N. S. Aparecida:

Cores, gostos, cheiros e minhas percepções do mundo!

Delicias do Campo.

Água: Fonte de Vida!

E. M. E. I. Tio Jaime Albarello:

Reciclarte: Reciclando, aprendendo e brincando

Música e Movimento

Um novo olhar sobre o ensinar e aprender!

E. M. E. F. São Lucas

O Lúdico no processo da aprendizagem

A cada livro um segredo a desvendar!

Sustentabilidade e Meio Ambiente

Cores e sabores da leitura!

APAE

Interação Inclusão Social e Digital.

E. E. E. B. José Cañellas

Viajando no mundo das sensações! Os Sentidos!

Aprendendo nas ondas do rádio: uma ideia de atitude.

Sustentabilidade e Qualidade de Vida.

E. M. E. F. I. Pe Augusto Dalcin

Bichos de Jardim

Era uma vez...uma viagem pelo tempo

Meu animal de estimação

Alimentação saudável

Educação Financeira.

E. M. E. I. Cantinho do Céu

Música, sons e movimento!

No mundo dos animais!

Corpo Humano, a máquina da vida.

E. E. E. F. Marcilio Dias

Plantas medicinais: o que elas têm para nos oferecer?

Os trabalhos contaram com a colaboração dos pais, alunos, professores, funcionários e da comunidade em geral, incluindo atividades desenvolvidas com as famílias dos alunos. Os estudantes receberam nas salas de aula das escolas visitas da comunidade escolar, que vieram para prestigiar e ouvir as explicações feitas pelos alunos sobre as experiências vivenciadas e pesquisadas sobre cada tema trabalhado.

Segundo relatos de professores, pais e alunos, os projetos desenvolvidos através do PUFV influenciaram positivamente na construção do conhecimento e na mudança de comportamento, despertando um perfil de aluno pesquisador, leitor, mais dedicado, solidário e cooperador, desenvolvendo assim uma aprendizagem significativa.