O Roteiro Turístico Rural Vale Encantado de Pinheirinho do Vale foi prestigiado por um grupo de visitantes do município de Ibirubá no dia 23 de outubro. Pela manhã, em frente ao Orquidário Luft, foram recepcionados pelo Prefeito municipal Elton Tatto que deu as boas vindas e falou da importância de promover o turismo no nosso município, e também pela guia do Roteiro Loiva Brixner que fez um breve relato do histórico do município e em seguida foi visitado o Orquidário com suas lindas plantas como: orquídeas, bromélias, suculentas, rosas do deserto, entre outras.

Após foi visitado a propriedade da família de Irene Lermen onde foi servido o café da manhã, feito apresentação e explanação dos chás de plantas nativas e mostra do artesanato confeccionado pela família. Também foram visitadas a trilha ecológica e a gruta de Nossa Senhora Aparecida seguindo até monumento do Tenente Mário Portela Fagundes, localizado às margens do Rio Pardo, local tombado como patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul pelo IPHAE.

A coordenadora Municipal de Turismo, Nilsa Zachi Fonseca explanou sobre a Coluna Prestes, que teve início em Santo Ângelo, seguindo por outros municípios, passando por Pinheirinho do Vale, local em que ocorreu o massacre da retaguarda da Coluna Prestes pelas forças governistas, fato histórico o corrido em 24 de janeiro de 1925 no município de Pinheirinho do Vale.

Ao meio-dia foi servido um delicioso almoço típico colonial no Rancho Gastronômico da Nair. Também a Dona Nair, proprietária do local, falou sobre o seu belo empreendimento, seus produtos e serviços, pois serve almoço e café colonial aos visitantes do Roteiro, e também oferece o espaço para eventos em geral com os produtos da sua própria confeitaria e restaurante.

Em seguida foi realizado passeios de barco no Rio Uruguai, disponibilizado por Adelar Biedermann que proporcionou aos visitantes, momentos de lazer e contemplação das belezas margeantes do Rio Uruguai, suas corredeiras e a ilha Pedra da Fortaleza, local onde no passado, ocorreram muitos incidentes com as balsas de madeiras e balseiros que desciam pelo Rio Uruguai.

Depois foi visitada a Tenda Hanauer, onde os visitantes foram recepcionados pelos proprietários com músicas e cantos para alegrar ainda mais o dia. Também foram apresentados produtos coloniais produzido na propriedade e degustado um delicioso caldo-de-cana. Ainda à tarde foi visitado o empreendimento Morangos Puhl, com apresentação sobre o cultivo e mostra do morangos.

Na sequencia, foi servido o delicioso café típico colonial do Rancho gastronômico da Nair, com degustação dos sabores e cheiros dos cafés do interior. O encerramento do roteiro aconteceu na Igreja Matriz Cristo Rei com breve histórico sobre a igreja e também momento de bênçãos e gratidão.

A Administração Municipal, o Departamento de Turismo e o Roteiro Valem Encantado agradecem aos visitantes pelo interesse e empenho em conhecer os atrativos turísticos do município e também aos vereadores que estiveram prestigiando este roteiro.

Os interessados em visitar os atrativos turísticos de Pinheirinho do Vale e o Roteiro Turístico Rural Vale Encantado, poderão agendar pelo telefone da Secretaria Municipal do Desporto, Turismo e Juventude.

(55) 3792-1646 ou do roteiro (55) 99684-0150 / (55) 99229-1983.

Mais fotos: Acesse: https://www.facebook.com/269394910175551/posts/801355736979463/?sfnsn=mo