capa

A Administração Municipal, Câmara Municipal de Vereadores através da Secretaria da Saúde realizaram no último sábado, dia 19 de outubro, um grande evento em comemoração ao Outubro Rosa, com o objetivo de Incentivar a prevenção e conscientização alertando as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama e de Colo Uterino. O evento aconteceu no Salão Paroquial e contou com a presença de autoridades locais, regionais, entidades parceiras, voluntários e mais de 1000 mulheres que se fizeram presentes.

O evento teve início pela manhã com o programa a Hora do Campo, da Rádio Chiru de Palmitinho e se estendeu durante todo o dia, as mulheres eram recepcionadas e encaminhadas as mais diversas atividades, com a parceria de voluntárias foram ofertados serviço de manicure, sobrancelha, maquiagem, cabelo, e massagem; o Curso de Enfermagem e Fisioterapia da URI de Frederico Westphalen esteve presente com profissionais que estiveram tirando dúvidas e prestando informações sobre saúde da mulher, exames preventivos e de rotina, orientando e ensinando a realizar o autoexame de mama; a Clínica Pro Vida e a Clínica Raimed ambas de Frederico Westphalen, fizeram requisição de exame de mamografia para as participantes que ainda não realizaram o exame no ano de 2019; ao meio-dia servido almoço e picolés gratuito a todas as mulheres; seção de vídeos informativos de prevenção do Câncer de Mama e Colo Uterino; a tarde o cantor Marcio Rech, animou a mulherada com muita música e animação a contento de todas. Ainda foi disponibilizado um mimo as participantes, sorteio de mais de 100 prêmios e uma cabine fotográfica com revelação na hora para as mulheres levarem uma recordação do evento.

Para a coordenadora do evento Dr. Raquel Cristina Piaia, o mês de outubro é um mês dedicado as mulheres. “O Outubro Rosa foi preparado com muito carinho, com uma decoração maravilhosa, uma programação que levasse informações e conhecimento da saúde preventiva, de extrema importância na luta incansável contra o câncer. Também nosso objetivo era preparar um dia especial, para elevar a auto estima da mulher, abrangendo a área da saúde, valorização da mulher e muita diversão, estou muito feliz com a participação em massa das nossas mulheres,” comemorou a Dr. Raquel.

O índice do Câncer de Mama e Colo Uterino é assustador. A cada dia uma nova vítima dessa doença é diagnosticada. Mas não tenham medo, mulheres de procurarem ajuda para fazer o diagnostico, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir a cura dessa doença. Nós mulheres somos o comando da nossa família, nos preocupamos com todos, mas temos que pensar na nossa saúde. Estou muito feliz com a participação de tantas mulheres no dia de hoje, o município está fazendo a sua parte e juntas seremos mais fortes na luta contra o câncer,” disse a primeira-dama Lizeti Delavy Zinhani.

A Administração Municipal e a Câmara Municipal de Vereadores, através da Secretaria da Saúde agradecem a todos que colaboraram para o sucesso do evento: aos apoiadores, voluntários que prestaram serviços, equipe que organizou a alimentação, ornamentação, entidades, imprensa, motoristas, em fim, a todos que contribuíram na realização do Outubro Rosa em especial as mais de 1000 mulheres que se fizeram presentes.