Capa

No dia 02 de outubro, o Roteiro Turístico Rural Vale Encantado de Pinheirinho do Vale recebeu a visita dos alunos e educadora Claci Dill Fonseca do programa Alfa-Senar de nosso município, juntamente com o supervisor regional do Senar - Diego da Silva Coimbra, do vice-presidente e secretária executiva do Sindicato Rural de FW, Luiz Salmo de Pelegrin e Claudia Sarturi e também da analista educacional do Senar, Dilvana Zanatta Espagnol que estiveram visitando atrativos turísticos e propriedades rurais que fazem parte do roteiro turístico.

Pela manhã, foram recepcionados em frente à praça pela coordenadora municipal do Turismo Nilsa Zachi Fonseca e pela guia do Roteiro Loiva Brixner que fez um breve relato do histórico do município e da Igreja Matriz. Em seguida foi visitado a bela Igreja Matriz Cristo Rei onde o Pároco Edejalmo Rubert falou sobre fé, padroeiro, atividades e ações da igreja, entre outros assuntos.

Também foi visitado o monumento do Tenente Mário Portela Fagundes, localizado às margens do Rio Pardo, local tombado como patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul pelo IPHAE, onde a coordenadora Municipal de Turismo esteve explanando sobre a Coluna Prestes que teve início em Santo Ângelo, seguindo por outros municípios, passando por Pinheirinho do Vale, local em que ocorreu o massacre da retaguarda da Coluna Prestes pelas forças governistas, fato histórico o corrido em 24 de janeiro de 1925 no município de Pinheirinho do Vale.

Após foi visitado o Orquidário Luft na cidade, local encantador com belíssimas flores, como orquídeas, bromélias, suculentas, rosas do deserto, entre outras. A proprietária Jaci Luft Seidel falou sobre este local, bem como do cultivo das plantas e espécies cultivadas no orquidário.

Depois foi visitado a Tenda Hanauer, onde os visitantes foram recepcionados pelos proprietários com músicas e cantos para alegrar ainda mais o dia. Também foi apresentado produtos coloniais produzido na propriedade e degustado um delicioso caldo-de-cana.

Ao meio-dia foi visitado o Rancho Gastronômico da Nair na Linha Capivara. Neste local aconteceu a solenidade de encerramento do Programa Alfa - Senar 2019 com almoço e confraternização com autoridades do município, representantes do Senar, professores, alunos, e demais convidados. Também a Dona Nair, proprietária do local, falou sobre o seu belo empreendimento, seus produtos e serviços, pois serve almoço e café colonial aos visitantes do Roteiro, bem como em eventos em geral com os produtos da sua própria confeitaria e restaurante.

Devido a certificação de encerramento do programa Alfa, este grupo de visitantes optou por não visitar todo o roteiro devido a esta ocasião, desta data tão significativa para os participantes deste importante programa do Senar.

A gestão municipal e o Departamento de Turismo agradecem aos visitantes pelo interesse e empenho, oportunidade e valorização em conhecer os atrativos turísticos do nosso município.

Os interessados em visitar os atrativos turísticos de Pinheirinho do Vale e conhecer o Roteiro Turístico Rural Vale Encantado poderão agendar pelo telefone da Secretaria M. do Desporto, Turismo e Juventude (55) 3792-1646 ou do roteiro (55) 99684-0150 / (55) 99229-1983.