TP banner capa

O Monumento do Tenente Mário Portela Fagundes, a trilha ecológica e a gruta de nossa Senhora Aparecida receberam várias visitas nos últimos dias. No dia 16 e 18 de setembro, alunos da Escola Municipal São Lucas da Linha Planalto estiveram visitando estes atrativos. Já no dia 17 foi à vez dos alunos, professores e funcionárias da Escola Estadual de Educação Básica José Cañellas. Também no dia 25 alunos, pais e professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna do município de Tenente Portela estiveram conhecendo o Monumento do Tenente Mário Portela Fagundes, patrono daquele município.

A coordenadora municipal de Turismo Nilsa Zachi Fonseca esteve acompanhando as visitas, explanando sobre os atrativos turísticos do município e sobre o marco histórico da Coluna Prestes no Município de Pinheirinho do Vale. O objetivo destas visitas foi de conhecer estes locais, bem como ampliar seus conhecimentos sobre a história da Coluna Prestes no Rio Grande do Sul que teve início em Santo Ângelo, seguindo por outros municípios, passando por Pinheirinho do Vale, onde ocorreu o massacre da retaguarda da Coluna Prestes pelas forças governistas, fato histórico ocorrido em 24 de janeiro de 1925, sendo que este local é tombado pelo IPHAE como patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul.

A trilha ecológica tem um percurso de 850 metros, partindo do porto da barca, seguindo pela margem do Rio Pardo até o monumento do Tenente Portela, num lugar de contemplação de belezas naturais, de ar puro e calmo e de meditação e oração na gruta Nossa Senhora Aparecida.

A gestão municipal e o Departamento de Turismo agradecem as escolas pelo interesse e empenho, pela valorização e reconhecimento a estes importantes atrativos turísticos do município, pois o estudo de campo vem complementar os conhecimentos, oportunizar os seus alunos e professores a conhecerem estes locais e valorizar fatos históricos e relevantes ocorridos em nosso país e principalmente na região.

Os interessados em visitar os atrativos turísticos de Pinheirinho do Vale e conhecer o Roteiro Turístico Rural poderão agendar pelo telefone da Secretaria M. do Desporto, Turismo e Juventude (55) 3792-1646.