Capa

A Secretaria Municipal da Assistência Social realizou no último dia 26 de setembro, no Centro de Convivência do Idoso a VI Conferência Municipal da Assistência Social com o tema: “ A Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”, com o objetivo de avaliar a situação atual da Assistência Social e reafirmar o papel como política garantidora de direitos, oportunizando um debate abrangente, capaz de acolher todas as questões que afetam o SUAS e sua capacidade de garantir proteção como responsabilidade pública.

A  Conferência contou com a presença do prefeito Elton Tatto que deu boas vindas a todos, vice-prefeito Jair Antunes de Lima, presidenta da Câmara de Vereadores Lovane Muller Machado, secretária municipal da Assistência Social Eleane Conrad Trevisan, presidenta do CMAS Adriane Albarello Schimitz e um grande público que lotou o auditório do Centro do Idoso. O evento contou com a participação do Grupo de Dança do Programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo do CRAS, os alunos conduzidos pelo professor Silvestre Conrad abrilhantaram o evento com uma belíssima apresentação.

           A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Adriane Albarello Schimitz declarou aberto os trabalhos da tarde. A secretária da Assistência Social Eleane Conrad Trevisan, fez uma breve apresentação sobre a Conferência que é realizada a cada dois anos e que é o momento em que o município pode avaliar e propor melhorias e mudanças nos serviços e programas, bem como apontar as necessidades de mais recursos estabelecendo prioridades para a Assistência Social no município. Fez ainda um relato das principais ações da Pasta, sendo que só no ano de 2019 já foram realizados 4741 atendimentos pela equipe. “Estamos realizando um trabalho sério e de muita responsabilidade, não é fácil tratar de politicas públicas, quando a Assistência Social é vista por pessoas na sociedade como “assistencialismo”. Assistência Social é a porta de acesso aos direitos e benefícios dos cidadãos. Esses momentos de discussão são importantes para informar a população o meio de acesso a cada direito e ao enquadramento de cada pessoa,” disse a secretária.

A palestra foi conduzida por Carlos Eleandro de Oliveira que abordou os três eixos da Conferencia: Assistência Social como direito do Povo, Financiamento Público e Participação Social. Na sequência aconteceu a eleição dos delegados e dos suplentes que participarão no mês de novembro da Conferência Estadual da Assistência Social em Porto Alegre.