capa alunos palmi ten port 2

Pontos turísticos de Pinheirinho do Vale receberam a visita dos alunos das turmas do 9º Ano e 3º Ano do Curso Normal juntamente com as professoras Marilice Polesso Gambin e Fabiana Regina Centenaro do Instituto Estadual de Educação 22 de maio de Palmitinho visitaram a trilha ecológica e o memorial Tenente Portela. O Passeio aconteceu na quarta- feira, 03 de setembro.

A visita teve início no porto da barca percorrendo a trilha ecológica de 850m margeando o Rio Pardo, chegando na gruta Nossa Senhora Aparecida para um momento de oração seguindo até o jazigo do Tenente Mário Portela Fagundes.

O objetivo da visita foi de conhecer este local, bem como ampliar seus conhecimentos sobre a história da Coluna Prestes no Rio Grande do Sul que teve início em Santo Ângelo, seguindo por outros municípios, passando por Pinheirinho do Vale, onde ocorreu o massacre da retaguarda da Coluna Prestes pelas forças governistas, fato histórico ocorrido em 24 de janeiro de 1925, sendo que este local é tombado pelo IPHAE como patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul.

Os visitantes estiveram acompanhados pela Turismóloga Nilsa Zachi da Fonseca da Secretaria Municipal do Desporto, Turismo e Juventude que explanou sobre este fato histórico e também divulgou o roteiro turístico do nosso município.

Agradecemos aos palmitinhenses por mais uma vez prestigiarem os atrativos turísticos do município, pois o estudo de campo vem complementar e ampliar conhecimentos, com o intuito de valorizar fatos históricos e relevantes ocorridos em nosso país e principalmente na região.

Os interessados em visitarem os atrativos turísticos e o Roteiro Turístico Rural Vale Encantado de Pinheirinho do Vale poderão agendar com antecedência com a Coordenadora Municipal de Turismo Nilsa Zachi Fonseca pelo telefone (55) 3792-1646.

alunos palmi ten port 5

alunos palmi ten port 3