capa

Na tarde do dia 18 de julho de 2019, as funcionárias das escolas da Rede Municipal de Ensino participaram de uma capacitação sobre a legislação referente ao Regulamento Técnico de Espécies Vegetais para o Preparo de Chás. Esta capacitação foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Emater/RS-Ascar, nas dependências da EMEFI Padre Augusto Dalcin.

A capacitação teve a participação da Nutricionista Responsável Técnica pela alimentação escolar do município Claudine Maria Schneider e das Extencionistas Sociais da Emater/RS, Josiane Argenta Bonafé de Pinheirinho do Vale, e Marlene Zanatta Bridi, de Taquaruçu do Sul.

A extensionista Marlene Zanatta Bridi ministrou uma conversa sobre chás e bebidas, abordando sua importância, os cuidados e as formas de uso. Dando destaque principalmente aos chás, os quais segundo a legislação, podem ou não ser utilizados para as crianças, e os diversos modos de preparos, seus benefícios, efeitos colaterais e possíveis contraindicações.

Buscou-se um maior conhecimento sobre as plantas medicinais, pois são ferramentas utilizadas a milhares de anos, e têm um importante papel na saúde, sendo usadas frequentemente nas escolas. Onde por intermédio do PNAE, é possível buscar atualização sobre Segurança Alimentar e Nutricional, atualização da Legislação Sanitária para estimular o cuidado na produção de alimentação saudável, e garantir a segurança e prevenção dos riscos de danos à saúde das crianças atendidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Oferecendo oportunidade de trocas de experiências entre as funcionárias e as extensionistas, e ampliando conhecimentos para o cuidado das crianças.