IMG 20190731 141451351

Na quarta-feira, 31 de julho de 2019, a Cooperativa Coopervale visitou o Prefeito Elton Tatto com o objetivo de apresentar o “Projeto Cabana da Agricultura Familiar: alimentos saudáveis nos mercados locais”.

A Cabana da Agricultura Familiar é um espaço cedido pelo município de Pinheirinho do Vale à Coopervale para suas operações de venda e organização coletiva da produção dos seus associados. São trinta e cinco pessoas, entre homens e mulheres com interesses comuns na cooperativa para desenvolver sua propriedade na produção de alimentos.

O “Projeto Cabana da Agricultura Familiar: alimentos saudáveis nos mercados locais” foi construído com apoio da Emater Unidade de Cooperativismo de Frederico Westphalen e Emater de Pinheirinho do Vale/RS e encaminhado ao FNS - Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB para buscar recursos não retornáveis para ação de revitalização do ponto de vendas da Coopervale no Município.

O Padre Edejalmo Rubert da comunidade local apoiou a ação com a intermediação com a Diocese de Frederico Westphalen/RS. O valor liberado para o projeto é de R$ 16.510,00 para pequena reforma da Cabana Coopervale, alguns equipamentos e capacitação dos associados e agricultores em produção agroecológica.

O objetivo geral do projeto é consolidar a Coopervale como um empreendimento coletivo de produção e comercialização de alimentos saudáveis e de geração de renda para as famílias de pequenos agricultores do município de Pinheirinho do Vale e região. Mais especificamente, o Projeto busca reestruturar o ponto de venda da Coopervale (Cabana da Agricultura Familiar); ampliar a produção agroecológica de alimentos junto às famílias associadas; e ampliar e diversificar a oferta de alimentos na Cabana da Agricultura Familiar e para a Alimentação Escolar.

Na prática as ações irão melhorar o ambiente interno (layout) da Cabana da Agricultura Familiar, capacitar 20 famílias em produção agroecológica e ampliar em 30% a quantidade e a diversidade de alimentos ofertados na Cabana do Agricultor para a alimentação escolar.

Será constituído um Grupo Gestor do projeto para o acompanhamento da realização das atividades. Terá um representante do Conselho de Administração e um representante do Conselho Fiscal da Coopervale, um representante do Escritório Municipal da Emater, um represente da Unidade de Cooperativismo da Emater e um representante da Secretaria Municipal de Agricultura. As ações serão avaliadas e relatadas para sua prestação de contas ao Fundo nacional de Solidariedade. A Coopervale terá sua contrapartida em resposta ao projeto com recursos próprios e, além disso, fará devolução solidária com ações na comunidade em geral e nas escolas que consomem seus produtos.

A Administração Municipal de Pinheirinho do Vale é uma importante parceira da Coopervale com o apoio às ações do quadro social que abrange, tendo em vista o desenvolvimento das famílias envolvidas.