casa luzia

Prefeito Peri da Costa, acompanhado pelo vice-prefeito João Nilson Führ, secretários e vereadores, realizou a entrega oficial de sete casas no conjunto habitacional, na última sexta, 11.

A construção das casas foi viabilizada através do programa Minha Casa Minha Vida em parceria com a Administração Municipal e banco Sicredi.

Em 2009, a Secretaria Municipal da Assistência Social realizou o levantamento das pessoas que necessitavam moradias que oferecessem melhor qualidade de vida e segurança. Um dos critérios pra receber a nova residência era aceitar o trabalho social.

De acordo com a Assistente Social Ionara Trojahn, ter um lugar adequado para morar é muito importante. “A gente parte do princípio que a pessoa que não tem uma casa, não tem motivação. Com uma moradia melhor, as pessoas se sentem motivadas a buscar mais as coisas, e isso influencia na qualidade de vida e na saúde” afirmou.

Desde o momento em que as famílias foram selecionadas, passaram a ser visitadas pela assistente social e receberam o convite para frequentar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Atualmente, algumas famílias participam de oficinas que possibilitam aprendizagem de atividades que podem se tornar uma fonte de renda, como o artesanato. Para o próximo ano novos projetos serão desenvolvidos.

Luzia Ferreira, 38 anos, foi uma das contempladas com o novo lar. “É melhor para a saúde das crianças, nós não tínhamos banheiro, agora temos dentro de casa e com água morna para o banho, antes tinha muitas goteiras na casa, e só tinha um quarto e uma cozinha agora tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro”, destacou. Outro ponto positivo lembrado por Luzia é a coleta de lixo realizada três vezes por semana.

casas populares