CAPA1

Com o objetivo de oportunizar aos profissionais da educação do município um maior conhecimento a respeito do Programa de Educação Cooperativa “A União Faz a Vida”, foi realizado no dia 22 de maio de 2019, nas dependências do Salão da Terceira Idade no município de Pinheirinho do Vale – RS, a formação inicial (habilitação) para todos os educadores e funcionários da educação, ligados a todas as escolas municipais e estaduais que estão participando da fase de implantação do programa. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SICREDI e Assessoria Pedagógica do Programa. Na oportunidade foi feita a solenidade para assinatura do Termo de Cooperação firmado entre a Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural SICREDI e o Município de Pinheirinho do Vale, para implantação, em caráter experimental, do programa do município.

Na ocasião a Assessora Pedagógica do Programa “A União Faz a Vida” Sra. Rosi Maria Prestes fez a explanação sobre o Programa, falando do objetivo do mesmo que é de “construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas”; tendo uma metodologia própria, com base no currículo escolar, desenvolvida através de projetos educacionais cooperativos. A essência do programa consiste na perspectiva dos alunos como protagonistas do processo de aprendizagem, contando com o apoio dos educadores, pais e comunidade. Foi realizado com os educadores expedições investigativas que vem somar na questão pedagógica juntamente com o que já está sendo desenvolvido nas escolas. As expedições investigativas são importantes pois servem como base para elaboração, planejamento e aplicação dos projetos. A partir deste encontro será organizada agenda de visitas às escolas, que serão realizadas pela Assessora do programa no município, Sra. Rosi Prestes e pela Coordenadora Local professora Marines da Silva.