CAPA

Nosso município é conhecido por muitos como um lugar de exuberante beleza natural, cercado pelos rios: Uruguai, Pardo e Guarita. Terra onde tombou o Tenente Portela e seus companheiros de retaguarda da Coluna Prestes, também pela sua culinária, especialmente a cuca alemã além do seu povo hospitaleiro e lugar de sossego e lazer na orla do belo Rio Uruguai.

Pinheirinho do Vale integra a Rota Águas e Pedras. Destacam-se o Rio Uruguai com as ilhas das garças e biguás e a ilha Pedra da Fortaleza. As quedas do Saltinho do Guarita, o Morro do Calvário, a trilha ecológica de 850m, do porto da barca, margeando o Rio Pardo até o monumento do Tenente Mário Portela Fagundes. Este local é tombado como sítio da batalha que ocasionou a morte do Tenente Portela e seus comandados da retaguarda da Coluna Prestes, fato ocorrido em 24 de janeiro de 1925, integrando o Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, com Parecer IPHAE nº 87/2013. Neste local acontece o evento Canto dos Bravos em homenagem ao Tenente Portela e Coluna Prestes, bem como cavalgadas municipais, regionais e interestaduais que buscam a Chama Crioula, além de visitantes e turistas que vêm conhecer este monumento.

A demanda turística do município cresce ainda mais após ser formatado o Roteiro Turístico Rural Vale Encantado em meados de fevereiro deste ano, numa iniciativa da Administração Municipal através do Departamento do Turismo em parceria e com o SENAR com um curso de 220 horas aos empreendedores participantes. Esta capacitação teve o objetivo de identificar e implantar negócios de Turismo Rural, ambientalmente corretos, aliados as habilidades e vocações do produtor e sua família que desejam utilizar a propriedade rural com a exploração de técnicas atrativas, que promovam lazer e entretenimento aos visitantes com consequente diversificação e aumento de renda.

Este roteiro turístico que a princípio é de um dia, é acompanhado por guia e envolve atrativos do município somado a propriedades que oferecem seus produtos e serviços aos visitantes e turistas. Clique aqui e acesse a página do Turismo

O roteiro Vale Encantado recebeu no mês de março um grupo de colaboradores da Sicredi dos municípios de Frederico Westphalen, Vista Alegre, Palmitinho e Pinheirinho do Vale. Neste mês de maio um grupo de Irai, juntamente com o prefeito, secretário de turismo, gerente da Sicredi, representantes da Ascar-Emater e demais empreendedores daquele município, aos quais agradecemos pela honrosa visita.

Outros grupos já estão agendando visitas para as próximas semanas.

Os interessados em conhecer, prestigiar e valorizar nossos atrativos e o roteiro Vale Encantado, poderão agendar pelos contatos: 55 99684-0150 / 55 99229-1983 / 55 3792-1646.