Capa Visita

O Programa de Educação Fiscal realizado pelo município de Pinheirinho do Vale, através do setor do ICMS e Secretaria de Educação e Cultura, tem sido tema de diversas atividades desenvolvidas com os alunos do Pré-Escolar da EMEI Tio Jaime.

O tema vem sendo trabalhado pelas professoras da turma de maneira lúdica e interativa, com vídeos relacionados, contação de estórias, brincadeiras como: caça aos produtos, mercadinho, farmacinha, lojinha, jogos relacionados ao tema, conversa sobre educação fiscal, educação financeira e visitas a campo. Também os alunos estão participando de um concurso promovido pela Secretaria de Educação sobre Educação Fiscal

O roteiro de visita contemplou o comércio local com o objetivo de realizarem compras para que os alunos solicitassem a nota fiscal. Ainda em sala de aula as docentes explicaram a importância da solicitação da nota fiscal em cada compra, as taxas cobradas e o destino dos impostos. Também ao setor do ICMS, os profissionais responsáveis explicaram aos educandos a importância de pedir a nota fiscal quando os pais fazem as compras, também enfatizado referente à importância dos veículos estarem emplacados no município, visto que metade do valor do IPVA pago retorna para o município em forma de benefícios aos munícipes. Ainda os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem blocos de produtores rurais e serem conscientizados da importância dos pais emitirem a nota do bloco para compra e venda de produtos, colaborando assim para o desenvolvimento do município.

Para a professora Claudete Mossmann, o conhecimento sobre a Educação Fiscal deve começar desde cedo. “Considero que é fundamental conscientizar os pequenos na solicitação da nota fiscal, pois, estão em construção de suas ideias e conceitos, esse conhecimento vivido na prática pelos alunos, certamente fará a diferença futuramente, se queremos uma sociedade melhor, temos que plantar a semente ainda na Educação Infantil“, afirmou.

Banner Visita