capa

 

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Pinheirinho do Vale realizaram na quarta-feira, 3 de abril, a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado no salão paroquial da cidade, sob a coordenação do professor e conselheiro da saúde, Pedro Gazola, e auxiliado por uma comissão organizadora, formada por membros do Conselho e da Secretaria da Saúde. A Conferência teve como tema central:Democracia e Saúde e os eixos trataram sobre os seguintes temas: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.  Esse momento foi  marcado não só pela sua diversidade e participação, onde contou com a presença de mais 200 participantes entre gestores, vereadores,  prestadores de serviços, profissionais da saúde, servidores municipais, conselheiros da saúde, colaboradores, entidades e público em geral, mas também por sua inovação na elaboração e monitoramento das diretrizes e propostas, discutidas e aprovadas de acordo com os eixos debatidos nas pré-conferências realizadas anteriormente e nos grupos de trabalho desenvolvidos durante a Conferência. Na oportunidade, o prefeito municipal Elton Tatto, presidente da Conferência, ao deixar sua mensagem inicial agradeceu ao público presente ressaltando a importância da participação do cidadão nesses momentos e espaços de discução, pois proporcionam ao gestor  a oportunidade de qualificar a gestão na busca de soluções para as  verdadeiras demandas da população.

Também se manifestaram o secretario municipal de saúde, Marcelo Bechaira, e a presidente do conselho municipal de Saúde, Marilene Rech Kirst, que também agradeceram a participação da comunidade. Na sequência foi proferida uma palestra pela enfermeira da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde de FW, Nair Schuc, abordando com muita propriedade,  uma reflexão sobre os eixos temáticos da Conferência e fazendo um resgate histórico anterior ao SUS  e a partir da Constituição de 1988,  os avanços que  foram conquistados com o Sistema Único de Saúde–SUS  e a necessidade  da participação de todos para alcançar os avanços e as conquistas que são necessárias para garantir a Saúde pública (gratuita) e de qualidade que objetiva uma melhor  qualidade de vida das pessoas.

Após a palestra, os participantes debateram em cinco grupos de trabalho, os eixos temáticos  e elegeram vinte e cinco propostas de competência Estadual  e Nacional, que vão fazer parte do Relatório  que será encaminhado ao Conselho Estadual de Saúde para serem debatidas  e aprovadas na 8ª Conferencia Estadual de Saúde em Porto Alegre nos dias 24, 25 e 26 de maio.

Como parte final da Conferência foi eleita a delegação que representará o Município na 8ªConferência Estadual. Essa delegação  ficou assim composta: 

Representantes da Gestão: Titular Marcelo Bechaira e suplente Marilene Rech Kirst

Representantes do trabalhadores:  titular Anelise Gazola Vargas, Suplente  Géssica Del Agostini

Representante dos Usuários : Titulares  Pedro Gazola e Rozeni Centenaro Delavy

                                                    Suplentes  Reni Born   e Terezinha Chaves Bechaira

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde agradecem  indistintamente a todos os participantes