Capa

 

Pinheirinho do Vale comemorou o lançamento do Roteiro Turístico Rural Vale Encantado. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira, 18, no salão da terceira idade, reunindo autoridades locais e regionais, representantes do SENAR, proprietários rurais, parceiros da iniciativa, entidades do município, população em geral e representantes da imprensa da região,

Na ocasião, o público pode prestigiar um pouco das potencialidades de Pinheirinho do Vale, representadas por uma maquete do rio Uruguai, além de especialidades da culinária local, flores, chás, artesanato e produtos cultivados por famílias do município. Após os pronunciamentos e apresentação do roteiro à comunidade, foi servido um coquetel com delícias gastronômicas que serão oferecidas aos visitantes durante o passeio turístico.

A programação deste evento, que fez parte do encerramento do curso de turismo rural, teve a apresentação do roteiro e exposição dos produtos das propriedades que fazem parte do roteiro e também uma representação do Rio Uruguai para que o público presente conhecesse um pouco do que é oferecido neste roteiro.

O curso de turismo rural teve o objetivo de desenvolver ainda mais o Turismo, aproveitando o potencial turístico que contempla o município. Neste sentido a Administração Municipal solicitou ao SENAR uma parceria que veio através deste curso que foi coordenado pela Secretaria do Turismo Esporte e Juventude, com duração de 220 horas. Esta capacitação teve duração de mais de um ano, tendo a participação e apoio constante da coordenadora municipal do turismo e turismóloga Nilsa Zachi da Fonseca.

Pinheirinho do Vale mostra também o seu potencial turístico natural, destacando o Rio Uruguai com suas belezas naturais, corredeiras, Pedra da Fortaleza, ilhas que abrigam milhares de garças e biguás, belas paisagens margeantes, grande diversidade de fauna e flora. Com paisagens de relevo montanhoso  que privilegiam a vista maravilhosa das corredeiras do Rio Uruguai propiciando locais de lazer nas proximidades do rio por meio de acampamentos, pesca e trilhas, acontecimentos que já contempla a visita de muitos turistas que frequentam nosso município, principalmente em temporada de veraneio.

O Roteiro Vale Encantado

Integrando belezas naturais, história e gastronomia, o Roteiro Turístico Rural Vale Encantado é composto por mais cinco propriedades e atrativos turísticos:

  • Chás e Artesanato Lermen – o uso das plantas a serviço da saúde junto a natureza;
  • Trilha ecológica: caminhada de 850 metros em meio a natureza, próximo ao Rio Pardo até o jazigo do Mário Portela Fagundes;
  • Monumento do Tenente Portela; marco histórico tombado pelo IPHAE, às margens do Rio Pardo, onde o idealista Mário Portela Fagundes e seus companheiros de retaguarda da Coluna Prestes perderam a vida por uma causa;
  • Tenda Hanauer: Tenda de produtos coloniais. A vida pacata e feliz junto ao Rio Uruguai;
  • Rancho Gastronômico da Nair: cultura oferecida em um momento de degustação dos sabores e cheiros dos cafés do interior;
  • Morangos Puhl: Cultivo e sabores do morango. Um lugar especial próximo ao Rio Uruguai;
  • Orquidário Luft: Um lugar mágico, envolvido em perfume e imagens da natureza em flor.

Para a coordenadora do Turismo Nilsa Zachi Fonseca, é essencial desenvolver o Turismo no município. “Turismo envolve toda a comunidade, movimenta a economia, valoriza a cultura do seu povo e os seus atrativos. Melhora a qualidade de vida, agrega valor aos produtos e serviços, ajuda a manter a família na sua propriedade rural ou de origem. Trás satisfação e bem estar aos proprietários e visitantes.” Disse.

Convidamos a todos para conhecerem e visitarem este roteiro que é de 1 dia, acompanhado por guia turístico. O roteiro turístico rural Vale Encantado foi criado durante o curso de Turismo Rural e é formado pelas propriedades dos participantes do curso juntamente com alguns atrativos turísticos do município de Pinheirinho do Vale, ficando assim formatado:

Os interessados em realizarem o roteiro turístico poderão entrar em contato com a secretaria do Turismo e Desporto pelo telefone 3792-1646 e do roteiro Vale Encantado: 55 99684-0150 ou 55 99229-1983.

Conheça mais sobre o roteiro e as potencialidades turísticas do município acessando: https://sites.google.com/view/turismo-pinheirinho-do-vale e o vídeo produzido pela equipe do jornal AU.

Confira uma reportagem especial sobre o Roteiro Turístico Vale Encantado, na edição impressa do jornal AU do sábado, 23 de fevereiro.