capaNOVAZUL

Com o objetivo de preservar a saúde do homem a Secretaria Municipal da Saúde realizou no último dia 13 de novembro uma palestra com o Dr. Jorge Alan de Souza, sobre a preservação de doenças. A palestra contempla a programação do Novembro Azul, mês em que o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata.

Quem trouxe a campanha para o Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.  A fim de alertar o público masculino sobre a importância do autocuidado em saúde e a priorizar políticas públicas voltadas à saúde do homem, surgiram diversos movimentos, o Novembro Azul é um dos mais conhecidos.

O câncer de próstata evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina e uma mudança na frequência urinária, que aumenta. Também podem ser observadas algumas dificuldades ao urinar. Ainda o Médico abordou assuntos relacionados à prevenção de doenças no geral, como: hipertensão Arterial, diabetes, colesterol entre outras doenças, assim como o fator hereditário, sedentarismo e tabagismo influenciam fortemente.

Segundo o médico Dr. Jorge Alan de Souza, a alimentação e o estilo de vida está diretamente relacionada com os cuidados para a prevenção do câncer de próstata, uma vez que os alimentos inflamatórios - aqueles que sobrecarregam o organismo, alimentos industrializados e embutidos, bebidas alcoólicas, tabagismo e sedentarismo agravam o desenvolvimento de doenças, inclusive o câncer.

banerNOVAZUL