CAPAhiper

A Secretaria da Saúde de Pinheirinho do Vale promoveu, no dia 01 de novembro, um encontro com os grupos de hipertensos e diabéticos das comunidades da Linha Barroso Linha Volta Grande, Linha Zachi, Linha Lermen e a cidade, ao todo reuniu mais de 130 pacientes. O encontro foi organizado pela Dr. Raquel Cristina Piaia e contou com a presença de vários profissionais da saúde.

O evento teve inicio ás 9:30 da manhã no salão da Terceira Idade e objetivou a entrega de medicação de uso contínuo para os próximos dois meses, entre outros assuntos de prevenção sobre a hipertensão, que é uma doença silenciosa por não apresentar sintomas em alguns casos, ainda os participantes participaram de uma palestra sobre a importância da prevenção ao mosquito da Dengue. A Fiscal Sanitária Jaqueline Bechaira explanou sobre o Mosquito Aedes Aegypti, que também é o transmissor de outras doenças como a Febre Chikungunya e o Zika vírus.                    Segundo a Dr. Raquel Cristina Piaia, esses encontros para orientações e entrega de medicamento devido a sua importância, serão realizados com todos os grupos de hipertensos e diabéticos do Município. “Uma gripe tem seu tempo de duração, e com ou sem atendimento médico a pessoa vai melhorar. Ao contrário de um hipertenso ou diabético, uma vez que ele tem a doença, precisa ser acompanhado regularmente durante toda a vida para evitar complicações como infartos, derrames, insuficiência cardíaca, tromboses, entre outras melhorando assim a qualidade de vida dessa população”. Explicou.

O Secretário da Saúde Marcelo Bechaira, ressaltou a importância da realização desses encontros, que proporcionam a educação em saúde e ajuda trabalhar questões de prevenção que às vezes não se consegue fazer nas Unidades de Saúde, devido a grande demanda de pacientes atendidos.

Nesses encontros são disponibilizados transporte e almoço gratuitamente como forma de incentivo a participação, o próximo encontro será realizado no Distrito do Basílio da Gama no dia 09 de novembro, para os grupos das comunidades do Rincão do Paim, Ilha Vermelha, Linha Bonita e Basílio da Gama.

BANERHiper