Alunos da Escola Estadual José Cañellas participaram de uma palestra sobre Sexualidade, DSTs e Métodos Contraceptivos. O tema foi abordado pela enfermeira Graziela Pasquali do Programa Saúde da Família do município de Pinheirinho do Vale.

         O objetivo da palestra para os jovens e adolescentes foi levar a eles a importância do conhecimento sobre sexualidade na adolescência, já que ela tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas. A sexualidade não começa na adolescência, como muitos afirmam, e ou na passagem para fase adulta. Ela surge na criança nas atitudes e curiosidades infantis. Na adolescência, depois do período de latência, surge novamente a curiosidade e o interesse no próprio corpo e no corpo dos jovens da mesma idade. Isto acontece, também, nos jovens de pouca idade, porque estão interessados em saber como as coisas funcionam sobre os aspectos da sexualidade, através de amigos da escola, da família, dos programas de televisão, revistas e filmes.

         Para a enfermeira Graziela Pasquali, as curiosidades transpassam todas as vivências, é necessário prepara o jovem para a sexualidade. “A sexualidade se desenvolve automaticamente, desde o contato com os pais, depois nas experiências com os companheiros de brincadeiras, mais tarde nas inter-relações afetivas com parceiros durante a adolescência, sempre sob as influências do meio social. Por isso, é necessário levar informação a esses jovens que estão desenvolvendo a sua sexualidade”. Afirmou.