Várias atividades serão desenvolvidas entre os dias 3 e 28 de outubro, para lembrar a luta das mulheres contra o câncer de mama e de colo uterino.

outubro rosa3

O Centro Municipal de Saúde está rosa, e nesta primeira semana de outubro estará atendendo em três turnos para que todas as mulheres possam realizar o exame preventivo.

A programação do Outubro Rosa terá a participação do Deputado Dr. Diógenes Basegio, dia 21, que é autor da proposta da Frente Parlamentar Gaúcha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama. O Dr. Basegio irá falar sobre a prevenção do câncer de mama, a partir das 15h, no Centro de Convivência do Idoso.

E o encerramento do Outubro Rosa está marcado para o dia 28 com a palestra da Ginecologista Dr. Scheila da Silva, às 19h, no Centro de Convivência do Idoso, destacando a importância de prevenir o Câncer de Colo de Útero.

Após a palestra, um desfile de modas será realizado pelas lojistas de Pinheirinho do Vale e em seguida um coquetel de confraternização será servido.outubro rosa_2

Segundo a médica Raquel Cristina Piaia, a intenção é despertar nas mulheres o interesse pela prevenção do câncer de mama e de colo uterino. “Quanto antes é feita a descoberta da doença maior são as chances de cura”, destacou.

Para viabilizar a participação das mulheres na programação do Outubro Rosa a Administração Municipal estará disponibilizando roteiros de transporte em todo o município, nos dias 21 e 28.

O Outubro Rosa é promovido pela Secretaria Municipal da Saúde com o apoio da Administração Municipal de Pinheirinho do Vale.

De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Adriana Mueller Costa, o projeto pretende chamar a atenção das mulheres para o cuidado com a saúde, conscientizando sobre a importância de realizar exames como a mamografia e o papanicolau - preventivo de câncer de colo do útero -, que possibilitam um diagnóstico precoce do câncer.

- Nós vamos realizar uma programação diferenciada e queremos que todas as mulheres venham participar, e estejam conscientes sobre a importância de realizar os exames, destacou a Secretária Adriana.