No último dia 08 de setembro a Associação de Pais e amigos dos excepcionais - APAE de Pinheirinho do Vale realizou no Salão Paroquial o Tradicional Almoço beneficente. O evento que teve início ás 10 horas com almoço, sorteio da rifa e à tarde grande jogo de vispora é realizado em comemoração a semana do excepcional, este ano contou com uma grande participação da comunidade entre doações e venda de mais de 400 ingressos.

            As APAEs do Brasil comemoram no mês de agosto, a Semana Nacional do Excepcional, que foi instituída desde 1964, com o objetivo de garantir aos portadores de necessidades especiais inserção efetiva nos contextos: social, cultural, educacional e político do cenário nacional, sem discriminação e em situação de igualdade com os demais cidadãos brasileiros.

           Além das atividades realizadas em comemoração a Semana do Excepcional, o educandário ao longo do ano, desenvolve ações que visam o desenvolvimento físico e mental dos 38 alunos que são atendidos diariamente na instituição, são realizadas oficinas profissionalizantes de artesanato, pintura, entre outras, ação de promoção da saúde. A entidade além dos atendimentos especializados, cria ambiente de convivência agradável, com realização de práticas esportivas e desportivas, e passeios que visam à socialização e o desenvolvimento de práticas saudáveis.

   Segundo a diretora, professora Rozeni Centenaro Delavy, os recursos arrecadados no almoço serão investidos em uma área coberta a qual oferecerá mais condições e conforto aos estudantes da Apae, que poderão usufruir do local para artesanato e recreação. “Para nós é um momento de muita alegria, gratidão por cada pessoa que nos ajudou, colaborou voluntariamente participando do almoço, adquirindo rifa, auxiliando com trabalho voluntário e doações diversas. Ao nosso comércio local pela doação de prêmios para o tradicional jogo de víspora , a Secretária de Educação e sua equipe pele atenção dedicada a Inclusão, ao Poder Público Municipal pelo olhar voltado para com nossos alunos especiais e a Câmara de Vereadores pelos incentivos dedicados a nossa Instituição. Certamente , um pouco de cada um estará aqui instalado. Não temos palavras para agradecer cada pessoa que ajudou e, principalmente, aos nossos alunos e suas famílias, o nosso muito obrigado”. Finalizou a diretora .