MP e Município buscam tombamento do local da batalha da Coluna Prestes que vitimou Tenente Portela e seus soldados

visita MP1

Representantes do Ministério Público (MP) e do Instituto do Patrimônio Histórico do Estado (IPHAE) visitaram Pinheirinho do Vale, na tarde de ontem, 29, para discutir sobre o tombamento histórico do local onde ocorreu a batalha da Coluna Prestes, que causou a morte do Tenente Mário Portela Fagundes e de seus soldados, em janeiro de 1925.

A Promotora de Justiça Dr. Andrea Almeida Barros, acompanhada pela historiadora do MP Evelise Zimmer Neves e pelo Arquiteto do IPHAE Roberto Sawitzki, foram recebidos no Centro Administrativo pelo Prefeito Peri da Costa, Vice-prefeito João Nilson Führ, Procurador Jurídico Dr. Evair Benedetti e Secretário do Meio Ambiente, Desporto, Turismo e Desenvolvimento Sérgio Luiz dos Santos para discutirem sobre o encaminhamento do processo.

De acordo com o Prefeito Peri da Costa, esses são os primeiros passos voltados para reconhecimento do valor cultural e histórico do local.

Após a reunião ocorreu a visita e inspeção do local onde está situado o túmulo do Tenente Portela, na margem do rio Pardo.

Segundo o Secretário Sérgio transformar o local em um sítio histórico, é uma forma de garantir a proteção do local. “Por meio do tombamento é concedido ao bem cultural um atributo para que nele se garanta a continuidade da memória”, destacou.

- O objetivo é preservar e garantir o patrimônio histórico que posa sobre o local com o devido respeito ambiental, social e cultural, nos termos da legislação vigente, afirmou o Procurador Jurídico Dr. Evair Benedetti.

Conforme o Prefeito Peri da Costa as tratativas serão feitas dentro da lei, inclusive mediante condutas, ajustes e tratativas necessárias com o proprietário do local histórico.

visita MP2