capaleitec

Na última quarta – feira, 16 de agosto, nove agricultores do município de Pinheirinho do Vale participaram do encerramento do programa LEITEC, desenvolvido pelo SENAR, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. O ato de encerramento aconteceu no Salão da Terceira Idade.

O Programa LEITEC- Tecnologia para a Produção de Leite, tem o objetivo de busca capacitar os produtores de leite, proporcionando conhecimentos gerenciais e técnicos de produção, abordando aspectos de gestão, manejo, solos, genética, sanidade e nutrição. O Programa teve inicio em agosto de 2017, os agricultores tiveram a oportunidade de unir a teoria e a prática em um ano de curso e acompanhamento técnico em suas propriedades.

No relato de todos os participantes  ficou claro a importância do curso,  a seriedade e o aproveitamento que tiveram neste  ano de aprendizado. Segundo o agricultor Valdecir Vicente, o curso foi muito importante para a sua propriedade. “Estou seguindo a risca o curso, e estou obtendo muitos resultados, com as orientações dos monitores, reduzi a área plantada e continuo com a mesma produção, isso significa mais retorno e rendimento do meu lucro.”

Já a Produtora Joana dos Santos frisou que com o acompanhamento técnico na propriedade foi possível aumentar a produção de 3000 litros para 6000 litros, só com o aperfeiçoamento de manejo. Com o incentivo a propriedade aumentou o plantel e produz atualmente 11000 litros de leite mensalmente.

Dada à importância e os resultados obtidos, outra turma de 10 alunos já está no quinto módulo do LEITEC. Agradecemos imensamente a parceria do SENAR que se estende há vários anos com o Município.