proCAPA

O segmento se destaca pela representatividade na economia do município. Com o objetivo de melhorar a renda da agricultura familiar e gerar desenvolvimento econômico o Governo Municipal através da Secretaria da Agricultura e Obras, tem investido no aumento da produção de suínos e prevê um crescimento de 30% da produção para o próximo ano.

A suinocultura vive um bom momento em todo país. Estudos e investimentos colocam o Brasil em quarto lugar no ranking de produção e exportação de carne suína. No ano de 2017 Pinheirinho do Vale, se destacou com 62% da produção primária, representa grande importância social e econômica para o município, ocupa a 16ª posição entre os 100 maiores produtores de suínos do Rio Grande do Sul.

Para o produtor Genésio Grutzmann, que ampliou a produção, o incentivo disponibilizado é importantíssimo para o agricultor continuar investindo. “Sem o apoio da Administração teríamos que produzir dois lotes para pagar a terraplanagem, se tornaria inviável, com esse apoio agente se anima a construir continuar investindo na agricultura, agregando mais renda para a sustentabilidade da família”.

O Prefeito Elton Tatto, tem buscado novas parcerias com empresas, bancos, cooperativas e entidades afins, para o fortalecimento da produção de suínos. Segundo ele é indispensável proporcionar condições favoráveis aos produtores, através de subsídios com terra plangem e serviços de máquinas nas propriedades. “A suinocultura é o nosso “carro chefe” da economia, além de gerar inúmeros empregos, razão pela qual, retomei os investimentos no setor. Estamos investindo pesado, com responsabilidade, planejamento, comprometimento ambiental e social. Projetamos um aumento de 30 % da produção e estamos trabalhando para isso.” Encerrou.