capaOfic

 

Foi Realizada na tarde do  dia  07 de julho uma oficina de plantas medicinais  que ocorreu no na residência da senhora Beatriz Henrich aqui no Município, reunindo Agentes Comunitárias de Saúde, Agentes do Programa Primeira Infância Melhor e a comunidade em geral. O workshop foi ministrado por Karla Ariani, psicóloga pós-graduada em medicina e acupuntura chinesa, que através de base teórica e prática compartilhou seu conhecimento de fitoterapia.

A diferença das plantas medicinais com relação às demais ocorre através do estudo, da catalogação que já existe para a maioria das espécies, além do Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira, que disponibiliza dados variados de dezenas de plantas medicinais, com dados de utilização e afins.

Segundo relata Karla Ariani “Inspirar as pessoas às vezes não é muito fácil, porque as pessoas já vêm com um certo conhecimento, todo mundo sabe de uma plantinha ou de outra, mas você inspirar pessoas para ter cuidado de como fazer o uso certo, correto da planta, a quantidade, a procedência dessa planta, o meio em que você vai carrear essa planta... Isso tudo é um pouquinho mais de técnica, mas muito importante para inspirar essas pessoas, para que dê o resultado correto no final dessa experimentação”.

A oficina foi muito produtiva entre a teoria e a prática, as participantes produziram de pomadas para dores articulares a repelentes naturais contra insetos.

 

Para a participante da oficina Sirlei Maria Fritz  foi um momento especial. “É com o coração repleto de alegria e certeza da missão, que manifesto aqui, minha GRATIDÃO... Gratidão à Dra. Karla Ariani, que nos empoderou com dinâmicas, o seu conhecimento... como a todas(os) que sentiram o chamado e participaram do evento de PLANTAS MEDICINAIS... Pelo elevado clima de LUZ , AMOR, PAZ e profundo aprendizado nas trocas naturais que o evento proporcionou.”

WhatsApp Image 2018 07 19 at 10.13.27

WhatsApp Image 2018 07 19 at 10.13.27 1

WhatsApp Image 2018 07 19 at 10.13.25

WhatsApp Image 2018 07 19 at 10.13.22