meren

Nos dias 16 e 17 de julho realizou-se nas dependências do Salão da Terceira Idade a segunda etapa do Curso de Gastronomia do Programa Turismo Rural que está em fase conclusiva no município.

O Programa que tem duração de um ano é desenvolvido através do Departamento do Turismo em parceria com o SENAR – RS com módulos de capacitação; sensibilização; identificação de oportunidades de negócio; planejamento e implantação de pousadas, restaurantes e pontos de venda; acolhida no meio rural; gastronomia e roteiros.

O Curso pretende capacitar e incentivar a comunidade rural para o setor da gastronomia, dando ênfase aos produtos saudáveis e de qualidade, valorizando a venda de produtos do setor rural. Valorizar a comida de verdade (natural e saudável), resgatando e valorizando nossas raízes, nossas origens e o meio rural de Pinheirinho do Vale com suas belas paisagens.

Também orienta na apresentação e organização dos utensílios e materiais utilizados; higienização do ambiente, utensílios e usuários; qualidade e conservação dos alimentos; preparação e organização dos pratos.

Na primeira e segunda etapa deste curso foram feitas várias receitas utilizando produtos de origem local como: Strudel de maça e de abóbora, cuca batida, rosca de polvilho, pastel de massa folhada, sorvete de mandioca, broa de milho, bolo de feijão, cookies de amendoim, escondidinho de mandioca, banana flambada, trança catarina, patê de biomassa de banana verde com abóbora, canelone ao molho branco, capeletti, raviolli, mini pizzas, esfirra, coxinha, croquete, entre outros.