DSCN0001

No último dia 13 de julho o Conselho Municipal da Saúde realizou uma reunião no Centro Municipal da Saúde, a fim de deliberar decisões e aprovações importantes no que dispõe os recursos da Secretaria da Saúde.

A reunião foi iniciada com uma homenagem à conselheira Nelci Kerkhofen (in memória). Na ocasião, também foram discutidas demandas da comunidade e apresentados planos de ação da Secretaria Municipal de Saúde para adesão ao Programa de Cirurgias Bariátricas, aquisição de veículos novos e o incremento do Piso de Atenção Básica a Saúde

O secretário municipal da saúde Marcelo Bechaira, usou a palavra para colocar em votação a aquisição de 01 Ambulância com capacidade maior, a mesma é fruto de emendas parlamentares dos deputados federais Ronaldo Nogueira e Darcisio Perondi no valor de R$ 160.000,00. A aquisição de dois novos veículos no valor de R$ 100.000,00 oriundos de emenda do senador Paulo Paim e aquisição de mais um veiculo para o Programa Qualificar, que será usado em serviços realizados pela equipe da Farmácia do Centro Municipal da Saúde. Além das aquisições foi apresentado o recurso federal de R$ 225.000,00 para incremento do Piso de Atenção Básica a Saúde, o mesmo será utilizados em gastos gerais da Secretaria Municipal da Saúde.

Outra pauta colocada foi o Plano de Cirurgias Bariátricas, onde pacientes maiores de idade serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar de forma coletiva e individual durante um ano e quatro meses e após a cirurgia será realizada no hospital de Santo Ângelo.

O Conselho Municipal da Saúde aprovou todas as deliberações por unanimidade. A instituição desenvolve sua função na formação e controle de estratégias de políticas de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, em caráter permanente e deliberativo, atuando para garantir a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde no Município.

O Prefeito Elton Tatto, salientou a importância dos conselheiros nas decisões na aplicação dos recursos. “Agradecemos ao trabalho voluntário que os conselheiros desenvolvem junto a essa entidade, queremos desenvolver uma gestão em saúde com rapidez e resolutividade e a participação ativa do Conselho nas decisões e aplicações dos recursos é fundamental para o desenvolvimento de uma gestão participativa” Finalizou o gestor.