No dia 17 de julho estiveram desenvolvendo um trabalho junto a AAPECAN de Ijui (Associação de Apoio a Pessoa com Câncer) a artesã Mara da Silveira, psicóloga Juliane Claro, assistente social   Cleide Klafke acompanhadas pelo secretário da saúde Marcelo Bechaira.

             Com o objetivo de amenizar o sofrimento físico e emocional do portador de câncer, assim como a desestruturação psico-socioeconômica que a doença provoca na família. A equipe do NAAB/NASF foi convidada pela instituição para realizar um trabalho voluntário com pacientes oncológicos e acompanhantes que permanecem na instituição durante o período de tratamento. Na oportunidade estavam presente pessoas de vários municípios da região que realizaram entre os trabalhos à confecção de uma cuia em perola.

            Aapecan Ijuí, é uma entidade sem fins lucrativos que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer e em situação de vulnerabilidade social. Segundo o secretário da saúde Marcelo Bechaira, a instituição (AAPECAN) se destaca pelo trabalho que desenvolve com pacientes não só de nosso município mas da região . “Posso  afirmar que é um trabalho sério comprometido e acima de tudo as pessoas são tratadas com muito carinho, fazendo com que os pacientes que necessitam ficar na instituição sintam-se em casa.”