Na ultima quinta-feira 12 de julho, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente realizou na Câmara Municipal de Vereadores uma reunião com o Conselho Agropecuário, para a aprovação do Conselho Agropecuário as diversas demandas apresentadas .

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura das propriedades, fomentar a produção e renda, atendendo de forma organizada todas as famílias do município, foi apresentado uma proposta ao Conselho sobre a prestação de serviços de horas/máquinas. Desta forma ficou decidido o valor da hora/máquina que será cobrado pelo município: Trator de Esteira R$ 165,00, Escavadeira Hidráulica R$ 150,00, Retroescavadeira R$ 50,00, Rolo Compactador R$ 70,00, Trator de Pneu Acoplado com tanque de distribuidor de Adubo Orgânico R$ 10,00 e o Carregador R$ 60,00. Os valores listado serão fixados em Lei Municipal, após a aprovação do Conselho.

Também foi apresentado ao Conselho um PROGRAMA DE INCENTIVO A MELHORIA NAS PROPRIEDADES que a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente está implantando. O Programa tem por finalidade, promover melhorias nas propriedades rurais, dando oportunidade ao produtor definir e direcionar os benefícios das horas máquina subsidiadas na sua propriedade. O Programa prevê um subsídio de 50% dos valores listados acima até um limite de 06 horas de cada máquina que for prestar o serviço. Dessa forma todas as famílias do município serão beneficiadas conforme suas necessidades.

O Prefeito Elton Tatto esteve presente na reunião, apresentando ao Conselho um projeto piloto de Fertirrigação que está sendo implantado na Linha São Luís em parceira com suinocultores e o Município, que em breve estará em funcionamento, também apresentou o Programa de Incentivo a Suinocultura, onde está sendo ampliada a produção de suínos, representando um aumento de 30% da produção já para o próximo ano. Ainda apresentou ao Conselho Agropecuário, as aquisições de máquinas e equipamentos feitas pela Administração Municipal desde o inicio da gestão e colocou em discussão a sobra do repasse da Escavadeira Hidráulica no valor de R$ 13.350,00 para aquisição de outro equipamento, ficou decidido que com essa sobra será adquirido 03 Aradores Subsoladores.

Para o Prefeito Elton Tatto a participação do Conselho na aplicação dos recursos é fundamental. “Quero agradecer e ressaltar a importância do Conselho Agropecuário na sugestão, aplicação e fiscalização dos recursos. Gestão planejada gera investimentos, são mais de R$ 14.862.170,05 de recursos federais investidos no nosso município. Esses recursos disponibilizados ao município a fundo perdido é resultado de uma busca incessante, de um trabalho árduo em diversas viagens a Brasília. Além disso, estamos investindo também com recursos próprios do município. Nossa meta é proporcionar atendimento de qualidade e cordialidade, visando uma gestão eficiente e resolutiva, com foco no desenvolvimento e melhorando a qualidade de vida das nossas famílias pinheirinhenses”. Finalizou Tatto.