No dia 28 de junho de 2018 foi realizado o encerramento das atividades do PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa 2017/2018 no município de Pinheirinho do Vale.
             Este ano as ações do PNAIC estiveram voltadas para apoiar os professores e diretores a planejarem suas ações e adotarem estratégias didático-pedagógicas que permitam aos estudantes da pré-escola e do ensino fundamental alcançarem os objetivos de aprendizagem estabelecidos para cada etapa e para o ciclo de alfabetização.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.
             As formações ofertadas tiveram um total de 100 horas, sendo 60 horas presenciais e 40 horas à distância. Cada eixo foi orientado por uma formadora local. O eixo do ensino fundamental foi orientado pela professora Rejane Staub Luft e o eixo da pré-escola pela professora Neiva Fonseca Pastório. A coordenadora local do programa foi professora Neusa Vicente Lazarotto. As mesmas participaram também de formações ofertadas pela UFRGS. Os saberes adquiridos foram multiplicados e somados às experiências e conhecimentos dos professores participantes. O programa teve adesão de todos os professores de pré – escolar e 1º ao 3º ano do ensino fundamental de todas as escolas municipais e estaduais do município. A coordenação do programa agradece a disponibilidade e participação ativa de todos.